terça-feira, 11 de agosto de 2009

Geração...ismo

Boa tarde a todos...
Esta semana, vou falar dum tema que me vai colocar como "velho do Restelo"...
Mas em todo o caso vou a fundo, como trintão devo confessar alguma desilusão para com a geração à qual pertenço e da qual não me excluo...
Encontrando-me nos meus pensamentos e recuando no tempo, recordo sonhos e discussões por vezes utópicas, isto na adolescência, embora sempre salutares porque espicaçavam o intelecto e mantinham-nos activos...
Provavelmente, num futuro não muito distante os médicos irão recomendar estas discussões, para prevenção da doença de alzheimer, tal era a adrenalina colocada na defesa de cada ponto de vista...
Mas, chego à conclusão que a vida foi aos poucos apagando a chama e levando-nos lenta e calmamente para o conformismo e resignação, impedindo à minha geração de contribuir activamente com ideias e formas diferentes de fazer as coisas, isto não é só culpa nossa...
A geração, dos nossos pais também tem muita culpa porque nunca estimularam os filhos a fazer coisas diferentes e a correr riscos, devido à super-protecção que a todo o custo evita que os filhos passem por qualquer tipo de dificuldade nem que isso implique que eles próprios passem muito mal...
Esta situação, é mais do que cómoda, é extremamente vantajosa, e estimula a preguiça e a inacção, ou seja, alguém sofre por mim e ultrapassa os obstáculos da vida por mim, vida boa...
No entanto, depois a nível europeu nos rankings temos a lata de aparecermos como os mais péssimistas, os mais tristes, os menos confiantes...
Por isso, chego à conclusão que não somos a geração rasca como o jornalista Jorge Vicente Silva, apelidou num célebre artigo no principio dos anos noventa e que nos causou muita revolta (que é feito dela) na altura, não chego a tanto...
No entanto, somos a geração do sedentarismo físico e mental, do abstencionismo eleitoral, do individualismo (primeiro e sempre o meu úmbigo), do egoísmo (só meu e só para mim) e por fim o miserabilismo que vem ao de cima quando estamos na mó de baixo...em que dizemos que só a nós é que nos acontece todo o mal do mundo...em vez de levantarmos a cabeça e irmos à luta, coisa dificil de fazer se a geração anterior não nos ensinou...

Jaquim Pimpão

PS - Gostaria de convidar o comentador mais activo da tasca, o nosso fiel cliente Helder a escrever o meu post da próxima semana, enviando para o meu mail da tasca jp.autodatasca@gmail.com, é um prémio mais que merecido e pode ser que assim as terças-feiras sejam menos cinzentas...

1 comentário:

Helder disse...

Claro que é com muito gosto que aceito o convite :)