terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tempos de mudança...

Estou de volta...
E falar de coisas dificeis como tomar decisões que implicam mudanças radicais de vida...
É o momento que atravesso após conclusão da licenciatura, confesso que houve momentos em que pensei que o fim nunca iria chegar e claro está momentos de grande ansiedade, por causa dos exames e depois aguardar a saída das notas...
E trabalhar e estudar ao mesmo tempo e mais um "part-time", ainda por cima num curso diurno não foi nada fácil e muitas vezes apeteceu desistir...
No entanto, nunca fui de desistir até porque tive sempre mais obstáculos e coisas contra do que apoios, só que como diz o ditado o que não nos mata torna-nos mais fortes e então demorei mais tempo, mas acreditei que conseguia sempre que estive prestes a desistir, vinha uma vozinha dentro do meu subconsciente a levantar-me o moral...
Mas voltando ao inicio da conversa para dizer que o curso, criou em mim expectativas legitimas de ambicionar mais qualquer coisa em termos profissionais, após um grande esforço para aumentar as minhas competências em diversas áreas, por isso procurei dentro da empresa que trabalho saber que possibilidades teria de evoluir para na carreira tendo em conta as saídas profissionais que o curso me proporciona...
Estamos a falar duma grande empresa estatal, numa conversa "off record", foi me dito que dentro da minha área de estudos (marketing) as portas estavam fechadas e que sem uma "ajudazinha" daquelas que sabemos era dificil "andar"...
Fiquei desanimado mas não surpreendido nem abatido, só confirmei os meus piores receios, é que a "meritocracia" é mesmo um chavão...
Após o esforço todo que fiz acho que tenho capacidades para merecer um oportunidade de provar que posso ser mais produtivo noutro tipo de tarefas, e ao longo do curso foram incutidas uma série de determinadas práticas que agora me fazem repudiar práticas menos claras de gestão e portanto não entrar em jogos sujos...
Prefiro manter o meu carácter e o conjunto de valores e o meu sentido de ética, que ficou mais apurado com a licenciatura, acreditando que numa sociedade capitalista há oportunidade para quem se fruto do seu esforço individual escolheu um caminho de estudo...
Por isso, também se costuma dizer que quem está mal mudasse, será então esse o meu caminho...

Jaquim Pimpão

1 comentário:

Helder disse...

Como me identifico com o que escreveste, e nem a propósito coloquei no meu blog: http://chapasensivel.blogspot.com/2009/08/grandes-combates.html

Acho que a vida nos prepara para os grandes embates, e esses conseguimos superar.

Eu para tirar a licenciatura, saí duma empresa, já adivinhava que não teria lugar lá assim que a concluísse. Pois, quando concluí o 12º e estando lá a trabalhar continuaria a fazer o mesmo fizesse o que fizesse, os lugares estão preenchidos, etc..

Será que quando convivem connosco deixam de acreditar que temos outras capacidades, ou que podemos adquirir mais e melhores capacidades?

De todos os modos, PARABÉNS pela licenciatura :)