terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A ditadura das calças de ganga (jeans)...

Boas a toda a clientela...
Esta semana vou falar sobre um tema que me fará abrir a 3ª Guerra Mundial, com as mulheres portuguesas...
É que como disse aqui, em Outubro estive uma semanita em Marrocos em trabalho, o que não me deu para ver ou tirar fotos...
Mas o que mais gosto quando viajo pelo estrangeiro, é de sentir o pulsar da vida nas cidades, como vivem, como se vestem, o que comem, como se divertem, sentir os cheiros...ou seja...como é a vida desse povo na essência mais pura...

Para fazer isto é preciso observar e andar no meio do turbilhão que são as ruas de qualquer grande cidade, e isto eu mais ou menos consegui ver e sentir em diferentes dimensões...

E várias coisas me saltaram à vista, uma delas foi que Marrocos é uma sociedade muito europeizada e ocidentalizada, no entanto mantém o seu cariz islamico mas sem radicalismos extremos e sem antogonizar os que são diferentes...

Uma das coisas que me impressionou foram as mulheres, pela positiva...é que pensava encontrar mulheres todas tapadinhas e de bigode...

Afinal vi mulheres bonitas com bom gosto a vestir, consegui pela primeira vez na vida num bar ao ar livre onde deveriam estar umas 80 pessoas(40 homens e 40 mulheres), posso dizer que se estavam duas vestidas com jeans se calhar era um exagero...o que se vi foram mulheres de vestidos e saias quer fossem magras ou mais gordinhas... todas usavam com altivez, classe e charme que também é necessário ter para se usar um vestido...

O interessante é que na grande maioria o vestido assentava que nem uma luva, mesmo às supostas mais fortes...
E foi uma imagem bonita de se ver, totalmente inesperada, mulheres a utilizarem todo o seu charme feminino que a elegancia dum vestido traz...
A meio da noite dei por mim a pensar que no meu país é ao contrário, é a ditadura dos jeans que esconde e tira às mulheres o tal charme feminino que referi atrás, que a elegancia dum vestido traz...
E podem alegar que é mais fácil para vestir e mais confortável mas eu penso que muitas é por não gostarem de algumas partes do seu corpo, e com jeans pensam disfarçar, isto só demonstra falta de confiança e auto-estima...que me desculpem as fãs dos jeans...
Com o advento da globalização houve uma padronização global e uma formatação de gostos, que fizeram as portuguesas perder muito da sua individualidade e bom gosto, porque se submetem ao mais fácil...
Ora tal como um produto duma empresa, hoje em dia a sua valorização está no poder que tem em se diferenciar dos outros, ou seja, um pormenor ou um conjunto de atributos que façam esse produto ser diferente e torná-lo visivel, senão é mais um no meio de muitos iguais...
Só que vivemos numa socidade de "meninas" complexadas mais preocupadas com aquilo que os outros (principalmente as "outras") vão pensar se for vestida assim ou assado, sendo que a imagem é esconder ou disfarçar aquilo que "eu"(mulher) não gosto em mim...
Eu penso que apesar de tudo pode se ser diferente e ter bom gosto(trabalha-se e aprende-se) e ter sempre como objectivo sentirmo-nos bem connosco...como dizem os brasileiros "estar de bem com a vida..."sempre...
E agora amigas estou disponivel e de camisola arregaçada com as costas à mostra para ser chicoteado, e não se acanhem porque tenho as costas largas...
Não esquecer almoço de natal da tasca dia 19 Dez (sábado) aberto a todos comentaristas incluidos vodka com limão, helder, wizard, aifos e outros que peço desculpa não mencionar por não me recordar...
PS - licor beirão à borlix...é bom e é nosso...
Jaquim Pimpão


3 comentários:

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Olá Jaquim...

Não trouxe o chicote...

Concordo contigo em alguns aspectos. Há uma padronização no vestuário... é uma questão de moda e conforto...

Mas atenção, hoje em dia uns jeans, não são apenas uns jeans... uma mulher ficará tão bem com uns jeans como com um vestido, desde que os saiba escolher...

Mas admito também, que quando uma mulher usa um vestido, se sente um pouquinho especial... ;)

Jaquim Pimpão disse...

Atenção não sou contra as mulheres usarem jeans sou é contra o abuso...
É como comer todos os dias a mesma coisa...acaba por cansar...
E concordo contigo sabendo escolher ficará sempre bem a mulher...
E uma mulher quando sabe escolher e usar com elegancia sabe que vai marcar a diferença...

Torrão de Alicante disse...

Ola Jaquim!!
Nalgumas coisas concordo mas devo dizer que como amante do jeans, visto-os por ser mais prático e confortável. Além disso durante muitos anos tinha alergia às collants, a minha alternativa para andar bem era usar jeans.E como não me habituei a usar as ditas saias, não gosto nem me sinto bem. Travam o andar, temos que ter muito cuidado ao sentar, temos que andar sempre com um par de collants suplentes pq não sabemos quando vamos dar cabo da que temos...resumindo não são práticas para os dias que correm...

Pipas de Vinho,

Torrão de Alicante