quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Face Oculta, Inculta etc. e mais...

Bons caríssimos taberneiros, Provedor e amigos.Cá estamos mais um dia de copos, petiscos e fracas palavras, nesta tasca, de alguns, e poucos. Parece que há o Prec por cá para nacionalizar esta tasca pluralista, livre e liberal, para a mão de um certo ploretariado. Mas como diz o meu colega P. Madeira, "adiante..."
O que mais se tem falado nos últimos tempos é sem duvida do Processo Face Oculta. Já não bastava as pessoas andarem de cara tapada com medo da Gripe A, tinham de providenciar um processo com alarmistas de pandemia, e alem do mais, de oculto não tem nada. O recem criado Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), pela voz do seu Presidente Guilherme d'Oliveira Martins, defende que se se conseguirem «objectivos positivos» no combate à corrupção isso contribuirá para a credibilidade do Estado. Pois eu tenho outra preocupação, não só a credibilidade do Estado, mas também, a despesa. Se tivermos em conta o que acontece com processos em que "Tubarões" são os alvos, como por exemplo os processos "Casa Pia", Universidade Moderna e claro a obra prima de Armando Vara, a Fundação para a Prevenção e Segurança Rodoviária. A fundação que nunca existiu mas recebeu Fundos do Estado, processo arquivado, a Universidade Moderna foi o que foi, o Processo Casa Pia vai sendo o que é... por isso deveriam criar um Conselho de Avaliação de Processos, que teria em conta os Arguidos, as possibilidades de serem condenados e o tempo do arrastamento do processo. em ultima instância, estes processos nunca existiriam. Teríamos menos despesa do Estado e a Justiça andava de cara mais lavada. A mesma medida seria aplicada aquela senhora que foi apanhada mais de 30 vezes sem carta de condução. Para esta deveria ser tomada uma medida excepcional, deveriam dar-lhe a carta e oferecer um seguro vitalício, seria mais barato que o somatório de todos os processos judiciais...
E assim me despeço, com amizade, não posso oferecer nada, ando afastado da gestão da tasca, sou desconhecedor dos fluxos monetários e de mercadorias.
Um grande abraço a todos

Sem comentários: