terça-feira, 14 de abril de 2009

...Sou Biscateiro...

Boas a todos...
Como vem sendo hábito (mau) só consigo vir aqui colocar as minhas reflexões de quinze em quinze dias, felizmente é bom sinal é porque estou ocupado (trabalho, estudos e part-time)...
Uma coisa que não me posso queixar é falta de ocupação em tempos de crise e também felizmente em ambos os empregos, pagam-me a tempo e a horas...

No entanto, esta semana li uma notícia no “Expresso”, que dizia que cerca de 20% do que produzimos vem da economia paralela, ou seja, “mercado negro” trabalho livre de impostos, compras sem recibo, etc, dizia o mesmo artigo com tendência a crescer...

Eu penso, que o número é muito por baixo, porque a grande maioria dos meus amigos, tem um trabalho que recebe por fora, o chamado biscate, muitas vezes até incentivado pela entidade patronal que paga as horas-extra, ou as ajudas de custo ou outras regalias por fora, evitando pagar alguns tostões às finanças...

Isto, sempre foi assim desde que sou gente, e é resultado de anos e anos de sustentar um modelo económico com base em salários baixos, que apenas permitiam às famílias a auto-suficiência...

Os governos também incentivaram estes esquemas, como é exemplar o senhor Isaltino Morais (presidente da Câmara Municipal de Oeiras), que disse em tribunal ao sr. Juiz que era prática corrente os políticos fugirem ao pagamento de impostos, tal como, qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa, só que “...à mulher de César não basta parecer à que ser...” o ditado é velho mas actual...

Portanto, quando o exemplo vem de cima mais fácil fica à sociedade entrar por estes caminhos até porque os governos para sustentarem as suas proles de “boys”, aumentam e inventam impostos com que sobrecarregam os “burros” (povo)...

E desde a Idade Média que era assim, os nobres para sustentarem os seus vícios sobrecarregavam a plebe (povo), com impostos e mais impostos...
Por vezes esta prática deu mau resultado, porque originou revoluções...

Por isso, eu tenho um biscate e a maioria dos meus amigos também é a única chance de se poder ter um bocadinho de qualidade de vida neste país à beira mar plantado...


PS - Um salamezinho da torrão por semana não sabe o benzinho que lhe sabia(bem bom)...

Jaquim Pimpão

Sem comentários: