quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atchim!!! (por Vodka com Limão)



-Atchim!

-Não te esqueças de espirrar para o braço!!!

Mais uma vez o mesmo sermão…Será que já não se pode espirrar em paz, sem que alguém nos alerte para a malfadada gripe A? Esperem, não é só gripe A, é o tal vírus, o H1N1… sempre parece mais sério o tema…

Andamos tão amedrontados (ou talvez devêssemos andar mesmo), que até já eu me vi a comprar máscaras cirúrgicas e a colocar na casa de banho a explicação visual de como lavar as mãos…

É aflitivo.: - “não se esqueçam de lavar bem as mãos!; olha, usa o lenço e deita fora! ; estou com febre… é melhor ver se sobe mais… o melhor é não ir às compras…”

Fica a diversão para os gozões, que após grande espirro fazem questão de anunciar que foram portadores do H1N1 e ainda não estão bem curados. Num instante se cria uma cratera num local sobrelotado (o que seria deveras interessante na época de saldos…).

Disse-se que até ao final do ano mais de 75% da população portuguesa estaria infectada…O facto é que todos andamos em sobressalto, olhando por cima do ombro, à espera que ele apareça, ou neste caso à espera de nunca o conseguir ver.

Mas este vírus é mais poderoso do que se pensava. Consegue controlar populações inteiras, classes sociais, cépticos e não cépticos. Controlou consumidores, fornecedores, media, laboratórios, hospitais. Instalou-se e criou um negócio próprio. Quase consigo imaginar o cenário do livro de Saramago, Ensaio sobre a Cegueira: O pânico instalado, a corrida aos hipermercados, às farmácias, a quarentena, o “salve-se quem puder”. Parece coisa de filme.

Ok, eu confesso, também comprei o tal gel de mãos anti-bacteriano para trazer na carteira, que mais não deve fazer do que deixar as mãos a cheirar a álcool…

Ora este H1N1 também tem princípios e soube respeitar as melhores alturas para estar em alta, já que em época de eleições não se manifestou (até porque nem os noticiários estariam autorizados a falar nele). Talvez para que não o acusassem de tomar este ou aquele partido, ou até quem sabe, para não estragar a audiência aos comícios e arruadas que por todo o país se fizeram, nem para tirar o direito aos candidatos de distribuírem abraços, beijinhos e apertos de mão (exactamente o contrário do que diz aquela tal canção que todas as crianças já conhecem…). Uma atitude compreensível, uma vez que estas personagens farão ou tentarão fazer parte daquele grupo especial com direito a vacina. Se até agora pudemos andar descansados com as férias do vírus, passada a campanha eleitoral, virá ainda com mais força, relembrando a todos que o seu reinado ainda não acabou.

Há quem diga que é tudo uma questão de marketing… talvez, mas pelo sim pelo não, usemos o lenço ou o braço, lavemos as mãos frequentemente, tomemos todos os cuidados pedidos e ficaremos à espera do dia em que um espirro seja novamente, apenas um espirro.

Hum… Vodka Limão, p.f.

2 comentários:

Torrão de Alicante disse...

Olá! Em nome da malta da Tasca quero agradecer a uma dos nossas fieis clientes por ter aceite o desafio e ter estado de serviço.
Bom post.

Pipas de Vinho,
Torrão de Alicante

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Obrigada...