terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vivo e de regresso à amada Tasca...

Boas a toda a fiel clientela..
Fiquei contente quando regressei à tasca e vi que na minha curta ausência de 2 semanitas, por motivo de ter estado fora do país em trabalho...a Torrão, o Jeremias e a colaboração preciosa da Vodka Limão, mantiveram a nossa querida tasca aberta...
Embora para mim estar ausente do país não é motivo para não vir à tasca, antes pelo contrário, estar noutro país é ter acesso a um manancial de informação nova que pode ser e deve ser exposta aqui na tasca, no entanto desta vez foi-me impossível escrever de outras paragens porque apesar da globalização, ter acesso ou tempo para ir à internet não é o mesmo que quando estamos num ambiente que dominamos...e....principalmente se formos em serviço puro e duro...
É obvio, que já tinha viajado mas apenas pela nossa querida e "velha" Europa e também visitei 2 vezes a "nossa" pérola do atlântico (Madeira)...
Mas desta vez foi-me proporcionado ir a esse grande e fascinante continente africano, mais concretamente Marrocos, confesso que levava algumas expectativas e alguma desconfiança...
Todos sabemos que os países do norte de África, o chamado Magrebe são países islamicos e por isso tem uma organização cultural e da sociedade assente em bases bem diferentes dos países europeus...
Devo dizer que após ter estado uma semana em Marrocos fiquei com muita vontade de regressar, uma coisa eu fiz foi levar a mente aberta a receber modos diferentes de fazer e ver o mundo e mais importante que isto é respeitar o seu modo de vida e as suas convicções, independentemente de eu achar que é bom ou mau...
Eu costumo dizer que o português tem um defeito genético no ADN, que se torna uma fraqueza e nos torna vulneráveis, é o "bicho" da saudade e do estar sempre a pensar "ah lá na terrinha é que é bom" e depois vive a pensar e a contar os dias até ao regresso, isto impede que viva e procure o que há de melhor nos países para onde vai trabahar, porque se refugia em casa onde mantém um "armazém" de recordações da "santa terrinha" e vive com isso...perdendo experiências e coisas incriveis...
Sim porque todos os países tem coisas boas e más, e o nosso não foge à regra mas ter a capacidade de ir procurar e principalmente de interagir comunicando com a população, proporciona que nos locais e momentos menos improváveis obter informações preciosas que ajudam a um melhor enquadramento na vida local...
E como toda a gente aqui na tasca sabe um dos meus defeitos é ser acanhado, tímido e não gostar de comunicar...
Como já estou longo e depois ninguém lê...para a semana escrevo mais acerca desta experiência...
PS - peço à Drª Chiquita Amori, para aparecer na tasca urgentemente e se calhar numa versão cartomante ou vidente...é só uma ideia para quem já foi cozinheira, conselheira económica da tasca...porque ler as cartas ao pessoal....lol...
Jaquim Pimpão

1 comentário:

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Olá Jaquim!

Acho tens muita sorte em ter um emprego que proporcione viagens destas, mesmo que seja para trabalhar.

Concordo um pouco contigo acerca do nosso "defeito genético", acho que é mesmo típico de nós portugueses, a saudade do país, da "santa terrinha"...

E umas fotos de Marrocos, para acompanhar o post da semana que vem?...