quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reflecção

As «polémicas» palavras de Saramago podem ser abordadas de várias perspectivas, inclusivamente a perspectiva de não lhes dar mais atenção do que elas merecem. Por mim preocupa-me apenas a questão dos «fanatismos» e eles existem nos dois lados. Pois se por um lado se deve respeitar a liberdade de Saramago de dar as suas opiniões (ou mesmo de lucrar com elas) ele deve respeitar a liberdade e a opinião dos outros e os seus livros sagrados.

A critica serve para se apresentar uma opinião (diferente) por comparação à opinião do outro. Não deve ser entendida como uma forma de dizer mal do outro ou da sua opinião.

1 comentário:

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Olá Jeremias.

De facto, há que haver respeito pela opinião do outro, mas também liberdade de expressão.

Acho que o Saramago sempre nos pôs a pensar: “E se…”. Saramago dá-nos uma visão diferente do que já conhecemos. Respeitando as opiniões de quem o critica, está no seu direito de através das suas ficções fantásticas (ou não), nos proporcionar uma outra visão, perspectiva, opinião, de determinados factos que temos como absolutos.
A verdade é que ele nos pôs e continua a fazer pensar e questionar certos temas e só isso já é muito importante. Também acredito que não será apenas a opinião de uma pessoa, neste caso a de Saramago, que fará cair por terra todas as convicções, ideais ou formação que temos e em que acreditamos, pois se estas forem fortes, não serão abaladas.

Como ele disse numa entrevista, ainda bem que a Inquisição já não existe.
Quanto a mim, tenho muita vontade de ler esse seu último livro…