domingo, 17 de janeiro de 2010

lithium-fer-fosfato (LiFePO4)

Ora viva,

Hoje trago-vos uma curiosidade:

Foi desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Tecnology) um novo tipo de bateria, que vai facilitar o uso de aparelhos que dependem destes componentes.

De facto um dos problemas que enfrentamos actualmente tem a haver com o facto de serem necessárias várias horas para carregar a bateria, quer do telemóvel do leitor de mp3, etc. e até no futuro que se adivinha, a bateria do automóvel eléctrico.

Estas baterias (lithium-fer-fosfato) têm várias vantagens nomeadamente serem mais pequenas para uma mesma capacidade, ou doutro modo, uma maior capacidade para um mesmo tamanho. Outra vantagem e por ventura a de maior importância para os utilizadores, deve-se ao tempo de carga das mesmas, 10seg. para uma bateria de telemóvel e aparelhos similares e apenas 5min. para um automóvel eléctrico.

Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

1 comentário:

Jaquim Pimpão disse...

Cá está mais um exemplo de como a arte e o engenho do ser humano quando tem um problema conseguem resolvê-lo basta para isso colocar a ciência ao serviço e mais ou mais cedo a solução aparece.
E tudo começa no aumento do preço de petróleo, que por sua vez origina busca de outras soluções, como sejam, carros eléctricos que tem o tal problema do tempo de carga e tamanho das baterias...
É como digo assim que acabe o petróleo o ser humano já não precisa dele porque descobriu formas de viver sem ele...
Por enquanto "não dá jeito"...