terça-feira, 26 de janeiro de 2010

...Será o marketing...verdade ou mentira???

Boas...
Hoje apesar do fraco(eufemismo) "feed-back" obtido na semana passada, vou continuar no meu tema preferido..."marketing"...espero que não levem a mal...
Por vezes, é comum ouvir na rua e até em conversa com os amigos uma frase famosa que a mim me irrita profundamente que é referindo-se a um produto que deliberadamente engana e mente ao consumidor..."...a culpa é do marketing..." errado...isto tem outro nome...fraude...inclusivamente dá origem a queixas na "DECO"(e não só) e até em casos mais graves processos em tribunal...
Ora amigos se uma empresa trabalhar o "marketing" (bem ou mal não está em causa) a comunicação de um produto, nunca cairá na situação anterior...
Agora sim senhor concordo que o "marketing" pode conseguir bons resultados mesmo tendo um mau produto, mas sem necessitar de "mentir" ao consumidor...
Como?
Um "marketeer" deve ter a capacidade de trabalhar a comunicação do produto, observando primeiro quais os pontos fortes e fracos do mesmo, e depois trabalhar uma "história" que fará realçar os pontos fortes e atenuar os efeitos dos pontos fracos na mente do consumidor...perguntam vocês..."e isso não é uma forma de mentir ao consumidor?" de forma alguma, porque existe uma diferença que poderão ler em qualquer dicionário, entre a palavra mentir e omitir...
E omitir é bem diferente de mentir, daí boas histórias podem vender maus produtos e o contrário também é válido...
Um dos autores que fala sobre este tema é o americano Seth Godin que tem um livro com o sugestivo título "Todos os marketeers são mentirosos", onde explica melhor do que eu este conceito, e tem mais livros publicados, como "Deixe de ser pequeno...pense em grande...", "Tribos", e mais uns poucos...
Eu tenho os que mencionei, se alguém quiser emprestado...é só pedir terei todo o gosto...
"Qualquer semelhança com alguma teoria ou conceito da realidade é pura coincidência os pontos de vista aqui mencionados são da inteira e exclusiva responsabilidade do seu autor, excepto na citação ao autor mencionado"
"Despeço-me com amizade até ao próximo programa(TV Rural)"
Jaquim Pimpão

Sem comentários: