quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ecologia

Li em tempos, numa fonte que podia ter ou não credibilidade científica, que é uma ilusão acharmos que uma lâmpada fluorescente é mais ecológica que uma tradicional lâmpada de filamento ("incandescente"). A razão, indicava essa fonte, é a de que para produzir uma lâmpada flourescente se gasta muita mais energia do que aquela que se vai poupar face à lampada de filamente.
Tendemos a olhar para o micro e não para o macro. Tomamos decisões baseadas no pouco que conhecemos. E, como diz o velho ditado, por vezes um pouco de conhecimento é mais prejudicial que conhecimento algum.

2 comentários:

Helder disse...

Fala-se no económico que são as fluorescentes, mas o desconhecimento do potencial delas pode sair caro, pois elas só são económicas em locais onde estejam muito tempo ligadas. É que já vi pessoal a coloca-las em locais de passagem (corredores) e aí o tempo de vida delas fica reduzido, bem como o tempo que demora até emitir luz.

Não sei até que ponto será mesmo ecológico produzir lâmpadas fluorescentes, se olhar-mos para o tempo de vida dela que é muito superior (se for bem usada), e olhar-mos para a quantidade de lâmpadas de filamentos que se teriam trocar e de produzir para substituir as estragadas.

António Américo disse...

mas existe alguma coisa realmente economico?