quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A minha "intervenção inoportuna" (mais uma)...

Bom dia caros colegas Taberneiros, clientes e amigos.
O tempo está bom, mesmo muito bom, mesmo a pedir a bela da cervejinha gelado, o que é bom presságio para o negócio da tasca. Como a nossa taberneira Imita Alces está de ferias, tivemos um pedido de um leitor da tasca para estar de serviço no próximo sábado. A disponibilidade foi aceite, China Cafuna estará a servir copos e petiscos nesta humilde casa de pasto, com simpatia, escárnio e maldizer (ou não!!!)
Por falar em mal dizer, o nosso ex-presidente, Dr. Mário Soares, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, intitulado «Uma intervenção inoportuna», acusa Cavaco Silva de ter defraudado as expectativas dos portugueses pelo momento e a forma escolhidos para se dirigir ao país. Ora eu tenho de estar de acordo com o cavalheiro. Mas se bem me lembro na campanha, que ditou a derrota, o Dr. Soares invocou múltiplas vezes que a vantagem que tinha sobre o candidato Cavaco Silva, era a sua superioridade em conhecimentos de História, Filosofia, Psicologia, Sociologia. Estou mesmo a ver que as suas declarações ao povo português, se estivesse no cargo, seriam baseadas numa psicanálise “Soarista”, em que a crise Social instalada no nosso país, foi provocada pelo um atitude sexuada da economia Americana, que sobrepôs a sua superioridade perante a economia Europeia, mais pequena, logo, uma atitude de incesto, estando assim, Portugal a sofrer perturbações profundas de uma economia reprimida, atingido um economia/complexo de Édipo, sendo só agora atingido o segundo período económico fálico... E se bem reza a história e muitos lembramos, para afastar a crise, Mário Soares abriria a porta da sua residência, e gritaria bem alto para todos ouvirem: “ Ó Sra. Crise, desapareça....” é um fartote este Sr. Soares... Resta-me uma dúvida. Se Soares fosse Presidente, pediria a dissolução do Parlamento e consequente demissão do Governo, tendo em conta as críticas que faz a Cavaco pelo mau rumo do país? Adiante...
Outro assunto que cada vez mais está na boca do povo, é a questão Nuclear. Já muitos defendem, até mesmo o Vítor Constâncio. Sim esse mesmo Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal. Realmente pensei “mas o que é que este gajo, anda a matar os neurónios a reflectir sobre a energia?”. Pelos vistos anda folgado dos seus afazeres. O governo anda a cortar em despesas, pode aproveitar o balanço e cortar no salário do Governador e do seu STAFF. Vamos ver se ele apoia a causa, caso queiram instalar uma central nuclear perto de sua casa ou no meio de uma zona nobre de habitação dos seus amigos “ricalhaços”... Talvez aí a situação já seja diferente. O que faz a falta de ocupação... e o Alentejo com tanto campo para cultivar... esta gente toda a cavar batatas, acabava a fome no mundo.
Segundo o semanário SOL. “A cantora britânica Amy Winehouse, de 24 anos, vai ter a sua estátua de cera no famoso museu Madame Tussauds, em Londres, onde estão também imortalizados artistas como os Beatles, Beyoncé e Jimi Hendrix”.Todos nós sabemos que o Museu é fenomenal na reprodução das figuras públicas, mas no que respeita a cantora britânica, vai ser um muito difícil. Como vai ser possível, artisticamente falando, representar a carga de narcóticos e álcool que fazem parte da cantora? Será que a estátua vai ter também os “aditivos” que caracterizam Amy Winehouse” Se Jorge Palma fosse Britânico, a Amy era uma menininha de Jardim-de-infância, há muito que estaria na famosa galeria. A Ágata também, aqueles fatinhos janotas, tipo candeeiro “abajours” são de morrer de inveja.
Bem, assim anda o mundo e a tasca. De volta a sangria de champanhe, a bela da isca e as asinhas de frango frita, picantes que dizem que é um viagra natural... apenas para quem precisa.
Grande abraço e até para a semana...

6 comentários:

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Lá está outra vez o sr. Soares com os seu comentários... será que ainda não percebeu que o seu tempo já passou? Toda a vida fez campanha a criticar os outros, já não lhe fica bem (aliás, nunca ficou)! Tente lá acalmar um pouco!...

Sangria de champanhe? Hum... tem fruta fresca?...

António Américo disse...

Caríssima vodka, aqui é tudo produtos da melhor qualidade, logo a fruta é resquinha fresquinha, Alem disso a ASAE não permite de outra maneira. Podem beber todos à confiança

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Então quero 2 jarros... não vá ela acabar... ;)

Jeremias disse...

Interessante as metáforas sexuais da economia americana face à europeia (mais um prémio metáfora)...

Mas ainda bem que as tomas (ou descreves) como sendo de "opinião Soarista".

Não gosto de discursos popularistas onde se culpam os outros (neste caso os EUA) pelas nossas constantes falhas. É uma linha de pensamente marcadamente popularista e que, por vezes, se tenta afastar das verdadeiras razões da crise que, no caso português, em nada ou pouco terão a ver com o que acontece do outro lado do atlântico.

Kika disse...

Bemmm, essa do discurso "soarista" até me cansou a mente, grande teoria...
As coisas que tu sabes, Toinoamérico...

Jaquim Pimpão disse...

Bem caro amigo concordo em muitas coisas com a tua análise, principalmente na comparação entre a economia europeia versus americana, e bom exemplo é o momento actual a Europa com 10% de taxa de desemprego os americanos nuns confortáveis 4% a inflação a rondar os 4,2 na UE e nos States 3%.Estes números tem implicações graves no bolso do povo europeu, são salários estagnados desemprego e taxas de juro a aumentar abrupatamente.E porquê? porque os senhores do Banco Central Europeu(BCE) só sabem agir por reacção ao que a Rserva Federal Americana faz, ou seja, é incapaz de agir por antecipação...
Quanto ao "Soarismo" até os socialistas estão fartos portanto é uma questão de tempo até dar o último suspiro, embora não nos livremos de vez em quando de ter que gramar com alguns lampejos de "ó tempo volta para trás" e nós respondemos "...querias..."
A Amy é aquela coisa que nós sabemos...tem o faro muito apurado...

Jaquim Pimpão