Viva, carissímos taberneiros.
Estimados clientes.....
A imaginação anda pela hora da morte. Para além do que, o tempo faz-se pouco inclusive para ver algum telejornal ou mesmo ler um jornal. Enfim, é a dura vida.....
De qualquer forma, não me esqueço das minhas responsabilidades e como nos últimos tempos tenho gasto quantias consideráveis em combustíveis, ouvi falar de uns truquezitos para se poupar alguns cêntimos que resolvi partilhar com o povo da tasca.....
Espero que vos seja útil.... para mim vai ser com toda a certeza.....
Devo dizer que, o autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Aqui vai:
" 1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isso, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.*
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*
Se chega você ao posto de serviço e vê um camião cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo. " (autor desconhecido).
Qualquer semelhança com.....é pura coincidência.....
sábado, 30 de agosto de 2008
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1 comentário:
Todas as ajudas são poucas nos dias que correm e é nos pormenores que está o ganho...
Eu não tinha conhecimento porque também nunca me dediquei a pensar tão profundamente sobre isto, também não tenho tantos conhecimentos técnicos como quem trabalha à tanto tempo neste assunto...
Good Post...Chiquita...
És a maioriiii.....
Jaquim Pimpão
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