terça-feira, 12 de agosto de 2008

O tempo volta para trás...

A propósito do tempo meteorológico, já não ser o que era...
Dei por mim, a fazer um "rewind" mental e a regressar à minha infância, tempo em que as estções do ano estavam perfeitamente definidas, ou seja, chuvia no inverno e fazia calor a sério no verão...
Nos meses de Julho e Agosto, não me recordo de chuva, só calor e muito...
O Verão, era como ainda hoje coincidente com as férias mais aguardadas, as férias grandes da escola...
Ora, eu ainda sou do tempo do bairrismo e das brincadeiras na rua até ser de noite, ás vezes com direito a uns açoites e castigos...
Mas sem computadores e sem playstations erámos felizes...
Eu na minha infância vivi num bairro muito conhecido da minha cidade, com muito bairrismo, depois na adolescência mudei para um bairro mais "chic" e já não havia bairrismo...
Mas regressando à infância, vivi num bairro que apelidei de bairro de 3ºmundo, pelas semelhanças com a vida dos bairros pobres brasileiros, que na altura passavam na TV através das telenovelas("Guerra dos Sexos"; "Sassaricando"; "Roque Santeiro"; etc)...
Isto porque andavamos de chinelo de enfiar no dedo, conheciamos e iamos a casa de toda a gente, ter com os amigos, porque as portas estavam sempre abertas e era perfeitamente normal...
As mães vinham para a janela gritar o nome dos filhos e era frequente ver filhos a levar com o cinto ou mesmo com a mangueira no meio da rua, outras vezes e aconteceu-me a mim fugir a correr porta fora e um chinelo da minha mãe passar a voar, e colheres de pau partidas no meu rabiosque foram muitas...
Porque naturalmente erámos "rebeldes", o espírito dos miúdos do bairro era esse, fazer tudo o que fosse "irreverente", erámos muito competitivos e "maus" entre nós...
Por exemplo, iamos para o parque infantil, e subiamos ao escorrega mais alto e em vez de escorregar, faziamos um monte de areia e saltavamos do último degrau e quem não fazia, era gozado...e o esquema era assim para todos os baloiços...sempre até partir...o que deixava o guarda do parque com os nervos à flor da pele...
Havia locais estratégicos, para tomar banho no rio com acesso a pomares de fruta, dos quais ás vezes fugi ao som do zumbido dos chumbos a passarem ao lado...
Conheciamos,os locais para ir à fruta (ameixas, pessêgos, uvas, maçãs, peras e nesperas), iamos de mansinho aproveitando a nossa pequenez...depois era muito frequente, ir a correr para casa por causa de indisposições intestinais repentinas, por comer fruta que ainda não estava bem madura ou por comer em excesso, dada a fartura...
Outras vezes, iamos apanhar caracóis e passavamos um dia nisso, entregavamos a uma senhora lá no bairro, que no dia a seguir fazia e era o nosso lanche porque ela ficava com eles mas dava um pratinho a cada um, ah e o pão...eram uma delícia...
Por vezes, é verdade que nos aleijavamos, eu prório parti por diversas vezes a cabeça e ainda tenho marcas nas pernas imensas cicatrizes devido às imensas quedas, fruto de andar pelo "mato"...
Como todo o bairro que se preze também tinhamos uma "cusca", que passava os dias à janela a controlar tudo e todos, com horário de serviço desde as 7h até a altas horas da noite(fazia muitas horas extraordinárias, coitada)...
Hoje ao olhar para trás, vejo que o "bairro de 3ºmundo" foi muito importante e bom para mim, espero ter filhos no futuro e gostava que tivessem a sorte de ter estas experiências...mas não está fácil...
Espero que gostem deste pequeno apontamento pessoal, que se calhar deveria estar num blog pessoal, mas achei por bem partilhar convosco...

PS - Promoção da semana um pratinho de caracóis e uma "Caipitasca" = 1 eurol

Jaquim Pimpão

4 comentários:

Jeremias disse...

Um bom post Jaquim!

Eu não tive a experiência de viver num bairro tão "3º mundista" como o teu e não pude experimentar tantas e tão belas experiências. Mas também esfolei joelhos e tive dores de barriga devido a coisas que não devia ter comido...partir ossos só um (no pulso) e por cair de uma cadeira.

Foram tempos muito bons e efectivamente é pena que hoje os garotos tenham brincadeiras que são mais de teor virtual (as consolas de jogos) do que real. Mas os pais, temendo pela pedofilia e bracinhos partidos e ervas venenosas ingeridas castram os garotos a níveis terríveis.

Mas concordo contigo. Os "bairros" podiam ser recriados, como o são os parques infantis, de forma a dar à criança a liberdade que ela precisa

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Obrigada por partilhares connosco essas experiências...

Tb me fez recordar a minha infância, em alguns aspectos parecida com a tua... era um pouco "maria-rapaz" e sempre gostei de fazer o que vocês faziam... tb tenho algumas cicatrizes disso...

É pena realmente que as crianças hoje em dia não vivam essas experiências como nós o fizemos. Como diz o Jeremias, os pais têm medo, mas tb agora já nada é como era...

Kika disse...

Que saudades desse tempo...

As meninas jogavam ao elástico, á macaca, ás escondidas, imitavam os grandes grupos da época ("As doce"), personagens de telenovelas era o máximo...

Engraçado recordar tudo isto

Torrão de Alicante disse...

Ola! Que belos tempos...
Eu também sempre fui um pouco maria-rapaz nas brincadeiras. Nem sempre muito bem sucedida pq para os rapazes era difícil de aceitar uma menina a jogar à bola ou a brincar com carrinhos ou com pistolas mas enfim lá se ia tentando a integração naquele mundo mais para o "maxista".

Bom post!

Pipas de Vinho!

Torrão de Alicante