terça-feira, 19 de agosto de 2008

Quando eu era "pequenino"...

Esta semana vou voltar ao meu "bairro de 3º mundo", se não for abusar muito aqui dos frequentadores da tasca...
Estavamos no principio dos anos oitenta, o país ainda vivia períodos conturbados, no entanto eu era pequenino acabado de sair do "Jardim Escola João de Deus", onde usei vários bibes, de diferentes cores ao quadradinhos, tinha uma bolsinha para levar uma sandes para o lanche, e tinhamos também equipamento para ginástica obrigatóriamente calção branco, camisola branca e sabrinas brancas...a minha mãe fazia questão de bordar o meu em todos os bibes...era muito giro...
Mas no meu bairro as brincadeiras, eram tipo as aventuras do Tom Sawyer e o seu inseparável amigo Huck Finn...
Por isso, recordo-me de ir enterrar gatos mortos, recordo-me de juntar os jornais e revistas que havia por casa e ir vender para ganhar uns tostões...e molhava os do meio para ficarem mais pesados...
Lembro-me de ser dos mais novos, ser pequeno e magro (naquela altura) e por isso nunca era escolhido para jogar futebol, nem sequer na segunda equipa ficava e naquele tempo, faziam-se jogos de futebol entre os diversos bairros da cidade...que eram autênticas "batalhas"...eu ficava do lado de fora a ver...
Também recordo que quando era natal iamos ao pinhal e cortávamos um pinheiro e iamos pela rua fora a arrastá-lo, com um sacão de musgo...
Os mais velhos também me enganaram, e "ensinaram-me" a caçar gambuzinos, com um saco e um pau, para eles saltarem para o saco...
Joguei aos "cowboys" no prédios em construção que estavam a ser construidos, baseado nos antigos filmes do "John Wayne"...
Também joguei ao berlinde, e no meu bairro no verão faziamos corridas de caricas, com circuitos feitos em areia...
No meu bairro organizavam-se as festas dos santos populares, em que toda a gente desde pequenos e graúdos se envolviam ajudando a fazer qualquer coisa, a partir de Março começava-se e até Julho era ver à noite o bairro a movimentar-se numa azáfama...
Aos sábados á tarde, iamos ver os filmes do James Bond e do Rambo, para o café do bairro, único local com leitor de cassetes vhs...
Bons velhos tempos, dos quais só sobram saudades...
Bem não vos maço mais com estas pequenas histórias...

Promoção: A bela da sardinha assada com broa e um copo fresqunho de sangria = 1 eurol

Jaquim Pimpão

4 comentários:

Anónimo disse...

é sempre bom recordar e ter o que recordar de uma infância feliz :-)

Jeremias disse...

Mais um post para deixar saudades... saudades de alguém que não está longe no espaço mas está longe no tempo... como tenho saudades do eu pequenino...

Kika disse...

Saudades das brincadeiras de criança...

Chiquita do Amori disse...

Como eu gostava de te conhecer de sabrinas.......
Ó tempo volta para tras...........