quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Escolhas (no feminino)

Buda disse um dia que não devíamos aceitar nada que não tivéssemos conhecido e experimentado por nós próprios. Preocupava-o o facto de muitos de nós seguirem as "autoridades" e "doutrinas oficiais" e, deste modo, não vivermos e sentirmos a vida na experiência do dia-a-dia.

Ocorreu-me pensar nas mulheres de hoje. Em tempos não tinham a liberdade de decidir por elas próprias. O seu destino era o lar e a família e não havia nada que elas pudessem fazer.
Buda não teria gostado desta condição de "escravidão".

Hoje as mulheres podem escolher. Podem ser mães e donas de casa ou, se preferirem, trabalharem, sentirem-se valorizadas e prosseguir carreiras. É o que faz a maioria destas "novas mulheres" que acha que ficar em casa é "humilhante", "submisso", "antiquado".
Buda não teria gostado igualmente desta nova condição de escravidão.

Não sei se acompanharam o meu raciocínio: a mulher nunca teve poder de escolha. Antigamente era a pressão social para ficar em casa. Hoje é a pressão social de não o ficar. Uma mulher directora executiva que ganha 5000 euros mensais numa multinacional que desista desta vida quandose casa e que opte por ficar nela a construir a sua família e vida baseada no amor familiar é vista como "estúpida", "idiota", "palerma" "antiquada", "tótó" pelas suas iguais e demais (entre outros adjectivos menos educados).

Mulheres, pensai por vós. Só tendes uma vida. Vejam aquilo que mais vos realiza, seja aturar um patrão ou aturar um marido e façam uma escolha. Sois donas das vossas vidas. Não sejais como as ovelhinhas que são umas Marias-vão-com-as-outras e arriscai ser felizes. Ainda que sejais apelidades de ovelhas negras.

2 comentários:

António Américo disse...

será que iremos assistir a umja viragem, em que os homens irão abdicar das sua profissões para poderem ser "donos de casa"

Helder disse...

O António Américo tirou-me as palavra da boca, mas acho que elas vão passar a ter criadas em casa ;) e todos ficaremos felizes. LoL

Uiii, e se elas optarem por mordomos!? :S