segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bandeira azul. Credivel, ou nem por isso?

Boas tardes!
Espero que vá tudo bem com taberneiros e clientes.
Uma vez que estamos no Verão e o calor aperta (finalmente) a vontade de nos deslocarmos às praias cresce. Foi o que fiz este fim-de-semana.
Num dia normal de Verão com muito calor e de fim-de-semana resolvi dar um salto a umas das praias aqui do centro. Visto que me encontrava em Pombal fui conhecer a tão badalada praia do “Osso da Baleia”.
Ao lá chegar fiquei algo triste com a falta de areal e com a poluição cada vez mais visível. Fiquei espantada quando me apercebi que era uma praia com Bandeira Azul…eu até tinha em boa conta essa bandeira e a meu ver, praias que hasteassem essa bandeira eram de respeito e credíveis. Contudo, neste caso questionei-me vezes sem conta como poderia uma praia em que a água tem espuma amarelada, areia preta e lixo espalhado pela costa, hastear essa mesma bandeira azul.
É triste. Assim sendo fico sem saber como seleccionar uma praia, até aqui ia muito pelas ditas “de qualidade” distinguindo-as não só mas essencialmente pela existência ou não da Bandeira Azul, neste momento já não sei…

Pipas de Vinho,

Torrão de Alicante

4 comentários:

Kika disse...

Olha, pois por esta nao esperava!!!

Como foi atribuída uma bandeira azul a uma praia nessas condiçoes??? Pensava que esta era considerada um simbolo de garantia de qualidade de uma praia ou marina, mas...Sendo Portugal um dos paises que ostenta mais bandeiras azuis em todo o mundo, como poderá então haver praias com uma tão má qualidade ambiental a ostentarem a bandeira azul!!!!!?????

Jeremias disse...

Acho que eles compraram a bandeira azul nos chineses...

2,99 euros / unidade...

António Américo disse...

será que as bandeiras são atribuídas, da mesma maneira que os arbitros para os jogos de futebol? teremos um "apito molhado" a rebentar por aí?

Chiquita do Amori disse...

Apito molhado?
Ei pá, gostei dessa.
Vamos todos pensar, que o dia correu mal, ou seja, não devias ter lá ido nesse dia, pois os responsáveis pela praia, seja lá quem for, apanharam todos a piela na noite anterior e ficaram todos nas baquinhas a dormir. Não foste lá espreitar? Tá mal....se fosses encontrarias a explicação para o facto....
Olha lá, mas o Osso da Baleia(que nome sugestivo para uma praia)tem barracas?