terça-feira, 15 de julho de 2008

Desporto custo ou investimento???

Ora, esta semana vou continuar o tema da semana passada, o desporto...é uma área que domino...sei que é chato...que não é um tema muito apelativo aqui na tasca...
Mas como "activista" do desporto, cabe-me o "dever" de passar uma mensagem de encorajamento, para uma maior massificação da prática desportiva a nível nacional...
Nem de propósito esta semana, li um artigo de um economista, no "Expresso" em que ele demonstrava através de números e estatísticas facilmente entendiveis que os países que mais investem no desporto, tem um grande retorno monetário tanto no curto como no longo prazo...
Um dos índices comparados, foi o peso dos gastos do Estado com o desporto no PNB(Produto Nacional Bruto), então um país médio do centro/norte da Europa, gasta 3,5% enquanto que em Portugal é 0,5%.
E depois, explicava que o retorno no mesmo PNB(Produto Nacional Bruto), em volume monetário era o dobro e que isto se verificava, de duas formas a primeira é que se obtinham melhores resultados internacionais fruto do investimento feito em recursos humanos e em infraestruturas, não esquecendo que isto gera empregos na economia.
A segunda, era o dinheiro poupado em gastos de saúde, ou seja, o custo com saúde seria menor fruto da diminuição de mortes prematuras por ano, de períodos de doença mais curtos e da menor predisposição para estilos de vida sedentários.
Também as baixas e ausências ao emprego são menores, em consequência de estilos de vida mais activos.
Já para não falar, que uma série de doenças (diabetes, ostoeoporose, cardiovasculares, asma,etc) são atenuadas com a prática desportiva, melhorando a qualidade de vida de idosos e não só...
Para concluir, penso que seria um investimento nas gerações futuras, o Estado português investir mais dinheiro no desporto, ou seja, empregar melhor os impostos que nos são todos os dias cobrados...o desporto pode ser uma boa "auto-estrada" para um futurto melhor das gerações futuras...

PS- Promoção do dia "TascaRade", a nova bebida energética...1 eurol...
"A direcção da Tasca adverte que o consumo exagerado do TascaRade pode fazer de si um desportista compulsivo com consequências nefastas na sua vida"

Jaquim Pimpão

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez, um post do tasqueiro Jaquim Pimpão, acerca dos benefícios do desporto. E, desta vez, com o “testemunho” de uma leitura de um artigo que prova, com números, aquilo que já desconfiávamos: o investimento no desporto traz retornos no curto e no longo prazo.

Gostaria de sugerir ao Jaquim Pimpão, sendo esta a área que domina, uma aulinhas aos clientes da Tasca. Promovias o desporto e a nova bebida! “Dia Desportivo na Tasca”… era só uma brincadeira mas, desde já, peço desculpa aos senhores tasqueiros pelo atrevimento!

Jeremias disse...

Caro Jaquim,

A educação é sempre um investimento com retorno!

Hoje foca-se muito a questão da educação do domínio cognitivo (matemática, línguas, ciências, etc.) mas as outras educações - educação física no teu caso - são, efectivamente bons investimentos!

Já não vivemos naqueles tempos da antiga grécia onde os corpos eram objecto de grande apreciação estética... corpo são em mente sã.
Talvez nos falte isto :)

António Américo disse...

e que tal a meia-maratona da tasca? podemos pensar nisso...