domingo, 20 de julho de 2008

Mais energia

Uma vez mais volto ao tema da energia, um tema que é essencial para o nosso país, eu dira até "nuclear". Desta vez o meu post está relacionado com uma afirmação feita pelo Sr. Governador do Banco de Portugal.

Independentemente de estar ou não de acordo com a produção de energia nuclear (essa é outra discussão), não estou de acordo com as palavras do Sr. Governador.

De facto na minha opinião, e à semelhança daquilo que tenho vindo a defender desde há bastante tempo devemos optar pela produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis. Esta é sem dúvida a melhor alternativa a longo prazo, pois não nos deixa dependentes dos mercados internacionais, para além da vantagem óbvia em termos ambientais.

Existem em Portugal condições que eu diria quase excelentes para o aproveitamento dos vários elementos (água (incluindo a do mar), sol, vento) para a produção de energia eléctrica.

Falar de energia nuclear para produção de energia eléctrica, já passou de moda.



Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

3 comentários:

Jeremias disse...

Eu não descartaria o "nuclear" assim tão de repente.
Diz-se que as energias renováveis são o futuro, logo que se tornem mais rentáveis e avança a tecnologia. Eu defenderia o mesmo para a nuclear: se for possível criar novas tecnologias para produzir energia nuclear sem resíduos e a partir de elementos comuns (e não o urânio) seria o "ouro sobre o azul" no sentido que ainda é a energia mais eficiente.

Wizard disse...

Eu não descarto o nuclear, por as fontes de energia renovaveis que temos, com excepção da energia produzida a partir da água, são fontes intermitentes, e como tal, não nos garantem a eficacia necessária.

Jeremias disse...

wizard,

até as energias produzidaa a partir da água (as barragens por exemplo) são "intermitentes": estão dependentes da pluviosidade.

Essa é uma questão por vezes negligenciada de algumas das energias renovaveis: a sua dependência de factores que não controlamos (falta de sol para as solares, falta de vento para as eólicas, falta de chuva para as hidroelétricas)

Mas como têm o carimbo "ecológico" são muito bem vistas (bom marketing).

Não se deve negar nenhuma energia; como disse alguém até o petróleo pode ter futuro se se desenvolverem tecnologias que o tornem menos poluente (uma questão de "agarrar" os resíduos produzidos por este, por exemplo).