segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Democracia ou nem por isso?

Boa tarde a todos!!

Ao ler os posts e comentários de todos, só posso concluir que realmente nesta tasca há democracia :D
Com isso surge-me uma pergunta fácil de fazer mas penso que difícil de responder:

“Será assim tão difícil fazer democracia???

Não percebo porque os nossos governantes têm tanta dificuldade em saber o seu conceito e em aplica-la de facto. Basta fazer uma pesquisa na “wikipédia” e ficamos logo com uma ideia do seu conceito (teórico), o qual passo a citar:

“A Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
A Democracia opõe-se à ditadura e ao totalitarismo, onde o poder reside numa elite auto-eleita.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Outros itens importantes na democracia incluem exactamente quem é "o Povo", isto é, quem terá direito ao voto; como proteger os direitos de minorias contra a "tirania da maioria" e qual sistema deve ser usado para a eleição de representantes ou outros executivos.”
In “Wikipédia”
Curioso, acho que a única coisa que eles respeitam da definição teórica é o serem eleitos pelo povo, o resto ñ me recordo de ver ou sentir, ou estarei enganada??
Ao menos aqui no tasco somos poucos e a coisa lá vai correndo mais a favor da aplicação da democracia. Aceita-se opiniões diferentes e respeita-se a decisão da maioria.

Sai uma rodada para todos e vão-se preparando para a gala, pois no sábado Leiria “vai abanar”com o maior acontecimento do ano.

Pipas de Vinho!!!!

Torrão de Alicante

3 comentários:

Jeremias disse...

A palavra ministro vem do grego (ou do latim) e quer dizer "aquele que serve".

Como as coisas são não é?

Hum... vodka limão, p.f. disse...

"Não havendo a democracia perfeita, a democracia há-de ser sempre uma tarefa inacabada."

Moreira , Vital

Jaquim Pimpão disse...

Boa pergunta, na incerteza dos tempos que correm...
Com a descoberta de que afinal o capitalismo não é perfeito...
E que afinal o exemplo de democracia e liberalismo económico não é mais do que um embuste assente em pés de barro, falo dos Estados Unidos da América...
Quem deve estar a rir que nem um perdido no túmulo é o Karl Marx, não que tenha razão de que o "seu" sistema económico(comunismo) seja melhor, mas tinha razão relativamente ao capitalismo.A exploração do homem pelo homem, realmente não correu bem...

Good post...Torrão...

Jaquim Pimpão