terça-feira, 17 de março de 2009

...Igrejas e outras coisas tais...

Esta semana vou falar dum aspeco que é transversal a todo o mundo, que é a proliferação de seitas e igrejas...
Eu costumo dizer aos meus amigos que se Deus existe, este deve ter mais dúvidas do que eu para escolher uma igreja onde depositar a fé...
Segundo me dá a perceber o esquema é simples, uma pessoa lê a bíblia e depois faz a interpretação pessoal da mesma coloca em livro e escolhe um nome para a igreja e já está...
Ora isto também eu sou capaz de fazer, daí eu dizer que tenho a bíblia, sou educado, portanto também consigo interpretar e seguir os ensinamentos da bíblia mas sem querer impor aos outros e mais importante sem lhes retirar o livre arbítrio que cada tem para escolher o seu caminho de vida...
Mas como estudo marketing, e sou um "idiota"(pessoa de ideias ferteis) confesso que também me passou pela cabeça fundar uma igreja e ganhar uns trocos, tudo para ajudar a construir o "caminho até ao Senhor"...
E as regras seriam as mesmas da construção duma "marca", que são criar uma identidade visual, um nome e uma localização geográfica e virtual (net) fortes...
Depois tal como um pastor começa o seu rebanho com uma ovelhinha, também eu com iria trabalhar um discurso para aos poucos ter um rebanho fiel e "amestrado", que me ajudasse a construir o "tal caminho até à salvação", claro que para enfrentar esse caminho é necessário um bom veículo motor (BMW,Audi ou Mercedes) viver numa boa mansão e de quando em vez pegar nos aspirantes a "pastor" e fazer acções de formação, sei lá...talvez numa das ilhas das Caraíbas, debaixo duma palmeira a beber uma águinha de côco geladinha, sempre em nome do Senhor e com o intuito de espalhar a fé e trazer para o caminho da salvação outros mundos, tal como a estratégia da igreja católica com as cruzadas...
Até já tenho a imagem da placa na minha cabeça, seria em letras douradas em fundo branco..."JPC"..."Jaquim Pimpão Church"...claro que tinha que ter um slogan, como qualquer boa marca, e seria..."Com J.Pimpão Church é salvação ou devolução"...reparem na subtileza da mensagem prometo algo de concreto (a salvação), subjectivo e intangível ao mesmo tempo, por isso posso prometer a devolução do contributo monetário que cada "ovelha" der, porque só após a morte é que saberá se atinge a salvação...mas aí, azar já ninguém pode reclamar...
Moral da história estas igrejas prometem sempre algo que não podem dar, e pedem algo de concreto e físico, o dinheirinho...irónico...


PS - Os bolinhos de areia são uma delícia...

Jaquim Pimpão

3 comentários:

António Américo disse...

Eu posso ser o tesoureiro da Igreja. Não me ofereço para ajudar na missa, porque bebo o vinho todo antes da eucaristia....

Jeremias disse...

Há quem escolha ser cordeiro, há quem escolha ser lobo. E há quem escolha ser pastor.

Para reflectir.

António Américo disse...

Jeremias, onde anda o gado?