sexta-feira, 12 de setembro de 2008

IEFP tem nova sigla

Ora viva, amigos.....
Novidade de última hora:
Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), vulgarmente conhecido como centro de emprego mudou de nome.
Desconheciam, não é verdade????
Pois bem, este organismo público criado, para todos os efeitos, com objectivo de ajudar aqueles que mais necessitam de emprego, chama-se actualmente Instituto de Desemprego e Formação Profissional (IDFP).
A mudança ocorreu depois de se ter verificado um elevado grau de incompetência por parte dos funcionários que trabalham neste.
- Mandam cartas, a convocar os candidatos para se apresentarem a determinada hora e fazem-los esperar horas e horas esquecidas.....
- Os candidatos inscrevem-se no IEFP em ofertas de emprego e as empresas estão falidas.....
- As empresas mandam para lá pedidos de emprego e este organismo demora um mês para enviar os candidatos....
Bem, só visto....
Pergunto-me o que é que andam a fazer os seus funcionários?
-Não averiguam a situação financeira das empresas que para lá mandam as ofertas;
-Não são rápidos a responder aos pedidos por parte das empresas;
-E não prestam um bom atendimento ao pobre do desempregado. São demorados e mal educados.
Não estarão a fomentar o desemprego, com este tipo de comportamento?
Ainda estava desempregada e à procura de emprego e fui obrigada a adiar a entrega de uma candidatura porque me convocaram sem necessidade disso (já não estava a receber subsídio de desemprego).
Quando lhes disse que já não estava a receber pediram desculpa por ter enviado a convocação e após uma hora de espera numa conversa de 5 minutos disseram-me: "Bem, sendo assim está dispensada...".
Vão para o diabo...
Dias depois mandam-me nova convocação...
Agora no activo, envio-lhes uma oferta de emprego e demoram-me um mês para enviar candidatos...
Andamos a brincar, com toda a certeza....
Mas pensando bem....até faz sentido adoptarem este tipo de comportamento. Espertos são eles...
O que seria dos seus postos de trabalho sem o elevado número de desempregados?
Amigos desempregados...
Enganem-se se esperam ver melhorias neste organismo público.Era bom, era....
Isso é uma utopia.
Concordo com a mudança de nome.
E vocês? Que vos apraz dizer?


PS- Mensagem dedicada a alguém muito especial.

9 comentários:

Anónimo disse...

julgo q esta nova sigla vai ao encontro do verdadeiro desempenho desta instituição. Tambem ja tive uns acontecimentos curiosos...desde erros na minha ficha e o desaparecimento da mesma por "falha no sistema informático"!!!...inclusivé perdi a oportunidade de um bom trabalho porque nao quiseram integrar-me num programa de estágios pois já tinha realizado um...entre outros acontecimentos verdadeiramente caricatos que me fizeram desacreditar e virar-me sozinha sem recorrer a tal. E tenho-me safado...

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Chiquita, não sei qual o Centro de Emprego onde foste, mas creio que nem todos funcionam da mesma maneira.
Há quem trabalhe com dedicação e empenho e cujo objectivo é realmente ajudar quem precisa. Acho que erros e falhas acontecem em qualquer que seja o tipo de trabalho.

Normalmente temos tendência para criticar e achar que as pessoas estão lá para nos servir. Esquecemos que são pessoas como nós, que têm objectivos como nós, se esforçam como nós, trabalham horas extra com nós, que têm a "mão do Governo" pronta a sacudir quando as coisas não funcionam e os "números" não são alcançados e que trabalham sob grande pressão...

Acredito que, dado o número de pessoas que se inscrevem todos os dias, não seja possível fazer um melhor trabalho, mas também por culpa dos utentes.
Se esperamos 1 hora para sermos atendidos, talvez seja pq quem entrou antes de nós está a ter um serviço de qualidade e não a ser "despachado".
Se os candidatos se inscrevem em empresas falidas, é dever destas informar o IEFP que já não podem admitir candidatos.
Se o IEFP demora 1 mês a enviar os candidatos,talvez não haja inscritos que correspondam ao perfil solicitado pela empresa (que por vezes faz pedidos de um dia para o outro)...

Os funcionários não são fiscais nem fazem milagres...

Desculpa Chiquita, conheço quem lá trabalhe e posso garantir que nem todos correspondem ao perfil que traçaste...

Também não podemos ficar parados à espera que alguém nos chame ou faça o trabalho por nós... temos que ser nós a lutar pelo que queremos...

Jaquim Pimpão disse...

Chiquita fiquei contente com o teu post principalmente porque segundo percebi já encontraste trabalho...só isso é uma noticia fantástica...
Quanto ao resto, concordo com algumas coisas que dizes e com algumas das coisas da "...vodka limão"...
Mas há várias coisas que não podemos fugir, como povo pensamos e agimos muito em função do "nosso mundinho" com alguma distância dos problemas dos outros, o que intressa é "o meu ego apenas e só"...
E porque é que digo isto, é simples pelo o mau exemplo que alguns funcionários públicos que trabalham em alguns serviços dão nomeadamente no IEFP, Segurança Social, Tribunais etc...E tal como diz a "vodka..." para certos empregos e empresas é necessário arranjar pessoas com perfil adquado e isso demora...
Mas no nosso país por causa do sistema "cunha", encaixa-se emprego à pessoa que tem a "cunha", ou seja, o perfil já não interessa...
E para se trabalhar em certos serviços públicos, principalmente de atendimento público e que lidam com assuntos sensíveis tem que se ter um perfil acompanhado por um conjunto de competências, e aqui é que se falha nem tem perfil nem as competências minímas...e aqui d'el rei se alguém põe em causa estas duas coisas...pois é...

Jaquim Pimpão

Jaquim Pimpão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kika disse...

Há sempre exepções, mas no geral concordo ctg Chiquita. Há serviços que são uma autêntica vergonha, desde a espera ao mau atendimento, incluindo a má educação das pessoas e o IEFP não foge á regra, coitadas das pessoas que têm de recorrer a este serviço que ás vezes são mesmo humilhadas perante outras nas chamadas reuniões que eles realizam para discutir os ordenados das pessoas presentes (enfim, as pessoas que lá trabalham têm que ocupar o tempo de alguma forma)!!! Portanto concordo com a nova sigla IDFP.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Acho que só podemos falar do que conhecemos... falo do IEFP de Leiria, que é o serviço que conheço...

Sabiam que a média de trabalho dos funcionários do Centro é superior a 41 horas semanais, qdo o normal seriam 35?
Quem vai ao Centro não sai de lá sem ser atendido, a não ser que se vá embora...
Ou ainda que todos os dias cada funcionário sacrifica meia hora do seu horário de almoço para o poder manter aberto durante esse período?
Essas horas a mais não são remuneradas... essas horas a mais não são compensadas de nenhuma forma... são "dadas" pelos funcionários para poderem prestar um melhor serviço... mas isso os utentes não querem saber...

Custa-me um bocado quando vejo este tipo de imcompreensão e este forma tão fácil e incorrecta de deitar abaixo a função pública (pelos vistos em geral...)

Hum... vodka limão, p.f. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hum... vodka limão, p.f. disse...

Acrescento apenas que não faço parte da função pública e tal como a maioria, tb sou utente destes serviços...

Kika disse...

Pois...
Deve se falar daquilo que se conhece, eu falei da realidade que conheço e de algumas que me contam... Como eu disse ha sempre excepções á regra em todo o lado.
Mas a verdade é que quantos de nós,e falo por mim também, trabalha mais de 12 horas seguidas, por vezes sem hora de almoço e também nao ganha nem mais um cêntimo por fazer esse sacrificio mas não é por isso que deixamos de ter um sorriso quando falamos com as pessoas, ou que somos mais agressivos porque ninguem tem culpa do nosso dia não ser perfeito!!! O que falta muitas vezes no atendimento ao público é boa educação e bom senso e não falta de compreensão dos utentes, que em alguns casos têm até demais.
Deixo mais uma vez frisado que, como em todos os serviços ha exepções mas infelizmente não são a maioria.