terça-feira, 9 de setembro de 2008

Pois..."É nisto que somos bons..."

Esta semana vou falar dum tema delicado, e para variar vou ser do "contra"(deve ser defeito de fabrico ou mau feitio)...
Fiquei estupefacto e aguardei algum tempo para ler ou ouvir alguma crítica relativamente ao slogan utilizado para promover os Paraolímpicos, mas até hoje ninguém se manifestou, vou depreender até pelo velhinho ditado que "quem cala consente", que sou o único ou dos poucos que não gostou do slogan...
É verdade, que a prestação abaixo das expectativas dos olímpicos, ajudou a aumentar o mediatismo e por consequência a pressão sobre os Paraolímpicos...
Assim, acredito que muita gente tenha pensado "É nisto que somos bons...agora vão ver o poder dos portugueses" em tom depreciativo para os atletas olímpicos...
No meu ponto de vista, é um slogan muito mal escolhida porque tira mérito à prestação dos atletas olímpicos e mais uma vez realça o que de pior temos na nossa sociedade, que é o bota abaixo e a facilidade como os portugueses transformam alguém em bestial e no momento a seguir a besta...
Até por ser estudante de marketing, crítico mas aponto uma possivel solução que para mim teria mais êxito, quem pensou a campanha podia ter aproveitado o capital de notoriedade momentânea do N.Évora e da Vanessa F. juntava os dois mais as suas medalhas e tirava uma foto com os Paraolímpicos, e colocava a seguinte frase
"Nisto também somos bons..." e com esta acção motivava os atletas Paraolímpicos, pelo convívio proporcionado com os medalhados, promovia o desporto no seu todo e não só o desporto adaptado, no entanto este ficava valorizado e não sobre-valorizado com a frase actual, e renovava o capital de auto-estima da nação (que está em baixo)...
Agora, já estou a ver quando os Paraolímpicos medalhados regressarem vão juntá-los com os outros dois medalhados,e tirar uma foto sobrevalorizando uns e desvalorizando outros...enquanto assim procedermos dificilmente teremos bons resultados desportivos...
O slogan só me traz à memória, que o país está no top europeu em aspectos negativos, como sejam, acidentes nas estradas e acidentes de trabalho...é destas estatísticas que vem muitos desportistas adaptados...ou seja..."É nisto que somos bons"...
Porque nem os Paraolímpicos são melhores que os atletas olímpicos nem o contrário, são todos atletas, todos diferentes com direitos iguais...

Peço desculpa, pelo post mais sério mas tive que "descarregar" a minha indignação e escolhi os meus amigos da tasca, espero que compreendam e já agora digam de vossa justiça...

Jaquim Pimpão

3 comentários:

Jeremias disse...

O marketing é uma arte e deve ser apropriado como tal. É preciso ter uma grande sensibilidade para saber se uma mensagem pode ter uma dupla-interpretação e evitá-la.
Não estou por dentro do slogan nem do impacto da sua mensagem, mas creio que corremos sempre o risco de pensar que o mesmo é destinado aos "outros" atletas (ou que foi criado após o desempenho dos outros atletas). Acho que não me vou pronunciar sobre uma coisa que desconheço completamente.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Por vezes certos slogans são criados de forma leviana e não existe muita sensibilidade na sua escolha. Espera-se que tenha o impacto desejado sem outras preocupações... não sei, talvez tenha sido o caso...

Kika disse...

O slogan pode não ter sido o mais feliz, concordo, mas tambem nao se sabe qual foi a sua intenção ao ser criado e divulgado.
A sua interpretação vai ser sempre diferente de pessoa para pessoa.