quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um petróleo renovável?

Por vezes há ideias "progressistas" que se impõem de uma forma tão radical que eliminam completamente as antigas e o bom que elas têm.

Um exemplo destas ideias são as chamadas "energias alternativas". Têm um marketing tão bom que obscurecem por completo a ideia de depender do petróleo no futuro. Mas, já apontavam certas pessoas mais atentas, o petróleo não é por si mesmo uma coisa má. Da mesma forma que se investem grandes somas de dinheiro em "energias limpas" também se podia gastar dinheiro em tornar, o próprio petróleo, numa energia limpa. Talvez seja mais fácil e menos dispendioso tornar uma energia que conhecemos e usamos frequentemente em "limpa" do que começar do zero noutras energias.

Mas, ainda assim, diziam os arautos da desgraça, o petróleo não é renovável. O que fazer quando ele acabar?

Mais uma vez, a imposição de ideias progressistas sem analisar as clássicas. Foi com grande surpresa minha que li esta notícia na CNN que diz que cientistas conseguiram produzir petróleo renovável: uma bactéria (na foto) que, devidamente alimentada, excreta uma substância idêntica ao fuel diesel. Para já tudo a uma escala microscópica.
Aposte-se agora em motores que consigam fazer a combustão do petróleo sem emitir resíduos e podemos ter mais uma solução para os nossos problemas energéticos: uma energia limpa e renovável. E acabe-se com a produção de biodiesel que as espigas de milho são necessárias para alimentar a fome que há no mundo.

3 comentários:

Jaquim Pimpão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaquim Pimpão disse...

Esta é uma boa noticia, no entanto tem que se continuar a trabalhar em "arranjar" energias limpas para o ambiente, penso que ninguém terá dúvidas que o ser humano está a chegar aos limites de exploração dos recursos do planeta.
E as consequências climáticas estão à vista...
Penso também que a nível de automóveis, as políticas tem que ser mais agressivas, por forma a diminuir o número de automóveis em circulação que consomem combústiveis fósseis...


Jaquim Pimpão

Kika disse...

Esperemos que esta teoria não se fique só pela escala microscópica. O Planeta só tinha ganhar com esta teoria.