terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alegoria à..."Crise"

Boas tardes,

Como esperava, estou vivo e de saúde a minha opinião referente à situação dos professores não suscitou grande entusisamo na Tasca, ao contrário do que eu pensava, mas é a vida triste de taberneiro...mas não se desiste nem se desanima...Mas existem "culpados" como o sr.Paulo Bento que resolveu "tirar-me" o protagnonismo com a sua frase "bombástica" "Isto já me nojo"...ah e também mais uma exibição excepcional do "menino" bonito do país, C.Ronaldo...tanto futebol abafa qualquer taberneiro, resta-me remar contra a maré, por isso aqui estou...

Mas pronto há a "crise" um tema sempre actual num país em crise desde a revolução de Abril 74, ou seja, desde que me conheço que vivo em "crise", ou seja, vivi sempre em "crise"...se vivi sempre em "crise",é porque esta é o "estado normal" do país e por consequência o meu...

Então não sei o que é viver sem "crise", mas sei porque toda a gente o diz, "esta é pior", porque a anterior era crise...mas era fraquinha...

Chego à conclusão que a "crise" é um estado patológico português, por muito que o país evolua, por muito que a vida individual de cada cidadão melhore, estamos sempre e ouvimos falar sempre em "crise"...

Eu até tenho receio se algum dia o país melhora, porque tenho medo de viver em algo diferente que não seja a "crise", será uma coisa totalmente nova para mim...

Houve alturas em que pensei que a "crise" era uma pessoa, pensei mesmo ir atrás dela para pedir-lhe explicações, perguntar-lhe ..."Por que no te mudas???"...e acreditei mesmo que ela era real de carne e osso... mas depois foi a desilusão, do tamanho daquela de quando descobrimos que o Pai Natal não existe...

Agora convivo com ela, já me habituei a ela e seria dificil viver sem ela...

Por isso, quero continuar a viver com a crise no país do "Magalhães" que tem só a maior árvore de Natal da Europa com 1 600 000 lâmpadas a consumir energia, que deveria ser consumida com moderação em tempos de "crise", no país da Europa com índice de confiança do consumidor em relação ao futuro mais baixo, reflectido no maior rácio de telemóveis "per capita" do mundo e com os topos de gama a serem os mais vendidos, lá está é a "crise" que induz a isto porque as pessoas ficam deprimidas e depois "vingam-se" comprando telemóveis "baratinhos"...

E prontos amigos...é a "crise"...

PS - Como estamos em crise...e o frio e a chuva começam a "apertar"...a promoção da semana é...a bebida original da "Tasca" fabrico caseiro segundo métodos ancestrais..."POWER PÁ NAITE" com sabor a couve...acompanhado da bela da castanha assada...tudo por um preço fantástico...1 "eurol"...

Jaquim Pimpão

2 comentários:

Hum... vodka limão, p.f. disse...

E como bons portugueses que somos, temos que ter sempre algum motivo para nos queixarmos... é a crise...

Jeremias disse...

Sei que há uma língua oriental qualquer (penso que o coreano ou mandarim) em que a palavra crise é feita pelos ideogramas de "perigo" e "oportunidade". É a aproximação de um perigo mas, dizem-nos os orientais, uma oportunidade de mudarmos o estado das coisas.

Bom tema.