sábado, 22 de novembro de 2008

Telenovelas, com força...............

De dia para dia ao prestar particular atenção à programação dos diferentes canais televisivos portugueses, tanto no que se refere à TVI, como à SIC e à própria RTP, para não deixar de salientar os canais de origem estrangeira tenho constatado que a transmissão de telenovelas tem sofrido aumentos significativos e o público adere de forma entusiástica a este tipo de programas. Inclusive a Chiquita do Amori também tem nos últimos tempos aderido a tal febre.
Mas já alguém se questionou sobre o porquê de tanta adesão?
Muniz Sodré, autor que se dedica ao estudo deste tipo de temática, considera que o sucesso da telenovela, deve-se à combinação de dois ingredientes: “a ficção sem fantasia” e a “moral doméstica”. Na sua perspectiva, a telenovela torna-se assim pelo seu conteúdo uma forma eficaz de entretenimento/ distracção, possibilita a alienação, ou seja, a “saída” de um mundo real, de certa forma cruel, para um mundo imaginário, fantasioso onde tudo acaba sempre bem.
Carissímos, numa altura em que não se fala, senão na crise financeira que está instalada, na recessão económica que atinge os mais diversos países, no crescente aumento do número de desempregados, no baixo nível de confiança dos consumidores, no descontentamento dos professores perante as políticas do governo português, entre outras coisas. Só me apraz dizer duas coisas: Quero novelas!?!? Quero voltar para a ilha!?!?
Pois, mas não posso voltar para a ilha, não me chamo Oliveira e Costa. Não tenho uma casa aqui, outra ali, outra acolá. E quanto a quintas, só tenho a quinta-feira como o comum dos mortais. Tenho que trabalhar, para ganhar uns tostões e ver umas novelas para tentar esquecer a dureza e as injustiças da vida.
Acreditam mesmo que o homem vai ser punido? Prisão preventiva????? Mera formalidade....Mais um que faz o que quer e bem entende e provavelmente sai desta história toda, impune. Pois....é sempre a mesma coisa. Vão todos para o diabo......
Vamos vendo telenovelas, para esquecer. Razão tem, Muniz Sodré.
Boa aposta, a do José Eduardo Moniz. Com a falta de dinheiro que atinge todas as famílias, a melhor forma de distracção é realmente ver telenovelas. Actualmente, nem o futebol pode funcionar como escape, carago.....
Levamos com seis golos. E ganham aqueles tótós milhares de euros.....Venham as telenovelas com força......

1 comentário:

Jaquim Pimpão disse...

É isso aí garota, novela é que é bom...Brasil gatinhas bronzeadas na praia...
Ocê nô gosta? ó genti, ocê nô é normale, todo mundo adora, é demais...
Agora a novela portuga é brega, nô presta, ó genti coisa horrorosa...
O povão gosta di sol...mar...praia...e genti fina...

Jaquim Pimpão(versão brasileira)