quarta-feira, 18 de junho de 2008

Desenhos animados

Bom dia caros colegas taberneiros, clientes e amigos. O que venho falar hoje é de desenhos animados. Não vou fazer concorrência ao nosso amigo Jeremias, gostava de ter esse dom, mas infelizmente as minhas habilidades não passam de acumular garrafas minis de maneira acrobática.
Ouvi uma notícia na rádio que referia que “ os Estrunfes” iria para o Grande Ecrã. E de repente senti um saudosismo de todo aqueles desenhos animados que muito representaram a minha infância e até juventude. Era muito bom ver aquela animação muito didáctica, até mesmo aquela animação feita de plasticina, oriunda da antiga Chécoslovaquia, apresentada pelo saudoso Vasco Granja, que demonstrava uma certa simpatia pela cultura do Leste. Quem nunca se riu a conta de uma Pantera cor-de-rosa, que nunca soubemos se era macho ou fêmea, mas a sua cor demonstra agora, um certo liberalismo sexual? Mas voltando a notícia, a produção do filme estava em negociações para contratar uma dupla que participou no filme “Shreck”. E eu pensei logo para os meus botões: tanta dupla e tanto personagem em Portugal que pelo seus “actos e omissões” dariam um boa personagem de um filme. A primeira figura era o Arq. Tomás Taveira. Papel certo para o Calimero. Não que ele se queixe, mas sim pela musica Hard-core que o “povo” inventou. Neste caso a Abelha Maia teria de fazer uma rotação de 180º, devia a apetência do famoso arquitecto pelo “lado B do disco”... O Calimero poderia ser também o Santana Lopes. Imaginem a fala:”Olá, eu sou o Calimero e estou muito triste. Sou um coitadinho, ninguém me compreende. Veio o bicho Sampão tirou-me do governo que eu tanto gostava. Depois quando estava quase a a vir ao de cima outra vez, veio a Ferreira Leite e foi coroada Raínha do PPD/PSD. Essa nobre colmeia fundada pelo grande Zangão Sá Carneiro”.
Para os “3 Estarolas” teríamos que fazer um casting. Há muitos candidatos, era injusto para com tanto pateta que anda por aí em cargos públicos, não dar oportunidade de brilhar no cinema. Para fazer a “Branca de neve e os 7 Anões, era um caso difícil. Anões há muitos (ganda Noia..) agora arranjar uma menina casta que espera pelo príncipe encantado... para bruxa má podia ser a Lili Caneças, não é que seja má mas de bruxa tem alguma coisa.
Para Alí Babá e os 40 ladrões, José Sócrates e o seu Staff. Para fazer caverna, basta a Manuela Moura Guedes abrir a boca. Deve ser um pouco difícil fazer-lhe entender que só deve abrir a gruta quando disserem a palavra secreta...
Para tio Patinhas o Sr. Eng. Belmiro de Azevedo... E como eu gosto da Disney. O Mickey, o Pateta, o Donald e a sua eterna namorada, o sortudo Gastão e todos os sobrinhos... Já repararam que na Disney as personagens não têm familiares directos? É tudo tios e primos e namorados. Será que os bichinhos que têm tantas características humanas, não são dados aos prazeres carnais?
Como a juventude foi boa e bonita. A ler todas estas historias de encantar, a preparar um sonho para realizar em adulto. Tudo por água abaixo. Quando era petiz, sonhava abraçar uma vida de aventuras em África, no meio da bicharada, um verdadeiro David Atemborou. Calhou-me e bem, estar de serviço a esta tasca, inserida num país que é uma SELVA numa ponta da Europa. Estamos entregues aos bichos... Mas não estou sozinho nesta vida de sonhos furados, dizem por aí e à boca cheia, que muitos há que não realizarem os seus sonhos. Por exemplo o João Soares, que tanto queria ser líder do Partido e ser igual a seu pai... talvez um dia ser Primeiro-Ministro ou Presidente da Republica... que se vá contentando com as bochechas e com o peso, nisso, é uma copia fiel ( já para não mencionar as babuseiras que ambos dizem...), mas isso é outra conversa...
Um grande abraço a todos e força Portugal. Amanhã não vou estar na tasca a ver o jogo, vou para a Cumeira, Marinha Grande a torcer pela selecção. Eu e mais uma mão-cheia de “seca-adegas” como eu...

9 comentários:

Anónimo disse...

Aqui vão mais umas quantas sugestões:
O Joe Berardo podia ser o Pato Donald;
O Alberto João Jardim podia ser o Brutus;
O Pinto da Costa podia ser o Coiote (do Papa-Léguas);
E por último proponho que a Manuela Moura Guedes acumule o papel de Olívia Palito com aquele que já lhe tinha sido atribuído!

"That´s all folks!"

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Só posso comentar: Magnífico! Parabéns pelo excelente post!


P.S.: Sugiro outro prémio para a frase:"lado B do disco"

Chiquita do Amori disse...

Lá está...nesta tasca encontra-se de tudo.
Aos nossos taberneiros, o que não lhes falta é creatividade. Foram muito bem pensadas as personagens a atribuir a cada uma das nossas figuras públicas. Agora pergunto: aceitaram o convite para uma futura longa metragem a realizar pelos taberneiros desta tasca?

António Américo disse...

quem convidou para a longa metragem?

Jeremias disse...

Vodka, quando li o artigo do Américo ocorreu-me precisamente o mesmo comentário:

Mais um candidato ao prémio "Metáfora 2008" pela frase " apetência do pelo lado B do disco..."

Lol ! Ganda Américo!

Kika disse...

LOl, LOl, Lol, Lol, Lol, LOl...

Tantas personagens que ainda falta falar...
Eu tinha uma preferência especial pela turma da Mónica "Monica baixinha, dentuça e golducha", como dizia o Cebolinha... ou o Cascão com o seu medo irracional de água e a Magali, sua namorada meiga e singela, com vontade de comer tudo o que vê... tenho saudades confesso...
Acho que estas personagens não pensavam no "lado B do disco", digo eu... Bem "chutado" Toinamérico!!! Muito bom

Anónimo disse...

OS MEUS PARABÉNS!!!
UM BLOG PARA VISITAR A QUALQUER HORA DO DIA E DA NOITE.
ANDAREI POR AQUI COM O MAIOR DOS RAZERES!
tareko

António Américo disse...

Obrigado tareko pela tua visita, directamento do sol. Vêmo-nos na Selva... sempre a procura do Gato

Chiquita do Amori disse...

Desculpa, carissimo Toino.
Erro de português, puro e duro.
É a pressa.
Errata:
Não é "aceitaram" que se deve ler no meu anterior comentário, mas sim "aceitarão".