terça-feira, 24 de junho de 2008

Return to service...

Estou de volta, para quem pensava que aqui o Jaq. tinha "morrido", azar estou vivo e bem "vivinho da silva", infelizmente fui o primeiro a "cair"e a falhar na tasca...
É verdade que foi involuntariamente, mas uma série de percalços impediram-me de cumprir o meu dever na tasca, o mais grave foi um problema na minha ligação à net que teimosamente na passada semana resolveu falhar precisamente no meu dia de serviço...
Depois a vida atarefada que levo fez o resto, tendo muito pouco tempo para fazer qualquer coisa...
No entanto, deixo aqui a crónica que estava escrita e que não consegui publicar em tempo útil e dentro do meu dia...
Não se esqueçam de fazer um pequeno "rewind" mental, para perceberem o contexto...
Nesta minha curta "blogovida", de crónicas semanais sempre me esforcei por não cair no tema obvio e por acrescentar algo de novo, uma curiosidade ou um ponto de vista...
Mas esta semana não consigo, por isso vou falar de futebol, o tema do momento e mais concretamente da saída do selecionador, o Sr.Scolari...(finalmente né)...
Devo confessar, que foi uma grande notícia para mim claro, porque a grande maioria da nação mostra-se triste e "agradecida"...mas também se sente "traída"...
Não é o meu caso, que desde a primeira hora não gostei, da forma como Scolari nos tratou porque utilizou sempre uma psicologia "barata" de algibeira, que funcionou porque infelizmente o nível educacional da nossa população é baixo, e tal como "come novelas" às carradas também come facilmente o tipo de psicologia de "bolso" do Sr.Scolari...
Tal como os jogadores da "bola" portugueses gostam muito dele, pudera, é claro que entrar precocemente no profissionalismo (normalmente aos 15 anos) deixando os estudos para trás, faz deles uns comunicadores natos, facilmente comprovado nas conferências de imprensa (é cada pontapé na gramática)...
Por isso, não me admira com a psicologia de trazer por casa o Sr. "Coerente" conseguisse dominar o grupo, mas agora no Chelsea vamos ver se ele é tão bom como se diz...
Nunca gostei da forma "paternalista" como sempre se apresentou aos portugueses e principalmente à selecção, como sendo uma "grande família" em que ele era o "patriarca" e criando "laços sentimentais" entre jogadores e a equipa técnica e também com a sociedade, tentando nos fazer crer que já era "português" desde que nasceu (vê-se "cheirou-lhe" a dinheirinho toca a andar)...
Como eu por natureza sou desconfiado, desde a primeira hora desconfiei deste tipo de discurso e pelos vistos não me enganei...
E escrevo hoje, correndo o risco de ver a nossa selecção ser campeã da europa, o que me deixaria bastante feliz, mas sei que este tipo de abordagem a médio prazo tem custos elevados...
Porque o futebol e nomeadamente a selecção nacional gera muito dinheiro, e precisa de alguém que seja profissional a 100%, usando critérios de racionalidade e argumentos válidos quer cientificamente quer estatísticamente para as suas opções...
E um "patriarca" a sério é respeitado porque é JUSTO, HONESTO E INTEGRO nas suas atitudes para com a "família" se assim for conquistará o respeito e admiração, dos que o rodeiam...um treinador seja em qualquer desporto em que escalão for, tem que ter sempre presente estes 3 aspectos...
Deixo a pergunta no ar terá o Sr.Scolari cumprido estes pressupostos?

Para finalizar, veja-se a diferença de competência o Mourinho foi para Itália e quando lá chegou já estava preparado para falar italiano, começando logo na conferência de imprensa a trabalhar, tentando conquistar e mostrar à agressiva imprensa italiana que com ele não há intermediários (tradutores) é "face to face"....o Sr.Scolari também sabe um "pouquinho" de inglês mas o inglês americano (foi ele que disse)...daí também a diferença salarial, só 2 milhões de euros a favor do portuga...

PS - Broa e sardinha assada...2 euróis...ah...e o vinhozinho está incluído...

Jaquim Pimpão

2 comentários:

António Américo disse...

e eu é que sou burro? o burro sou? hein? hanhanhan...

Anónimo disse...

Acerca de aspectos de ordem técnica ou táctica não me atrevo a tecer qualquer comentário porque não atingi sequer o estatuto de “treinadora de bancada”. Só lembro o seguinte: este seleccionador foi, até agora, o único que levou a nossa selecção a uma final da Europa!

A sardinha a pingar na broa… isso sim!!! Vinha a calhar!!! Só de imaginar o cheirinho…faz crescer água na boca!