quinta-feira, 26 de junho de 2008

O sentido da vida

Por momentos, senti-me tentado a fazer uma dissertação sobre o filme homónimo dos Monty Pythons, mas depois, decidi enveredar por outro caminho mais sério.

Afinal, qual é o sentido da vida?

Regra geral, nascemos, crescemos, vamos á escola, concluímos um curso (não interessa o nível), casamos, temos filhos, vemo-los crescer e seguir um percurso idêntico ao nosso, entretanto eles saem de casa, reformamo-nos e esperamos por uma velhice tranquila.

Mas nem sempre as coisas se passam assim.

Ou não conseguimos um curso, ou demoramos mais tempo a conseguir um emprego, ou não nos casamos, ou não temos filhos, ou nos divorciamos, ou não temos uma velhice tranquila ou uma conjugação disto tudo.


No fundo, lutamos por conseguir aquelas coisas de que gostamos, para a certa altura deixar de fazer sentido continuar a lutar.

Mas aí é que está a beleza da vida, ou seja, procurar sempre ter algo pelo qual lutar, não esmorecer e continuar a ter sempre um objectivo.

E será nessa procura que se encontra o verdadeiro sentido vida, aquilo pelo qual faz sentido viver.

Wizard

13 comentários:

Chiquita do Amori disse...

Gostei da frase "no fundo, lutamos por conseguir aquelas coisas de que gostamos, para a certa altura deixar de fazer sentido continuar a lutar", pois é assim que me começo a sentir.
Lutei em tempos para manter a minha relação amorosa - fracassei; tirei uma licenciatura para ter um emprego que me desse satisafação pessoal e total independência financeira - fracassei.
Começa a não fazer sentido lutar, porque os sonhos começam a desvanecer-se perante todos os entraves que a vida nos coloca. Sim, porque os sonhos desvanecem com o passar do tempo. Quantas mulheres não sonharam casar na igreja vestidinhas de branco e fruto de certas circunstâncias da vida, já não mais têm esse sonho? E como esse, outros tantos sonhos que se vão desvanecendo. Enfim....

Chiquita do Amori disse...

Muito obrigada, pelo teu contributo...

António Américo disse...

A vida tem destas coisas. Mas o que realmente faz sentido? não será A descoberta do dia-dia um objectivo? não acredito em predestinações, estou convicto que pada passo que damos, cada escolha que fazemos, vai influenciar o nosso futuro.

António Américo disse...

Estava a esquecer, parabens pelo post, e bemvindo á tasca. Aproveita o balanço e dá-me uma mini fresquinha e um prato de torresmos...

Helder disse...

Wizard, gostei do post "O sentido da vida".

Para mim a vida é para se viver, se um caminho não agradar, não há que desanimar... há sempre o caminho do lago!

E falando por mim:

Já trabalhei, estive efectivo e rescindi! Para seguir o caminho do conhecimento sem saber se entrava para a escola. LoL

Sempre achei a vida uma aventura, só tenho esta... e com a ajuda da boa vontade das pessoas certas, tudo se consegue. É preciso é calma e não desesperar... e sobretudo aproiveitar as oportunidades quando elas se nos deparam.

Chiquita, animate!!! :D bebe uns canecos q'isso logo passa...

Wizard disse...

Começando pelos pedidos mais urgentes, sai uma mini e um prato de torresmos para o Antonio Américo e um caneco para a Chiquita.
Para ti, Chiquita, a ideia será não desmorecer, pois quando menos esperamos as situações mudam a nosso favor (e falo por experiencia propria).
Também eu já estive assim, e num acto de desepero fiz uma experiencia, experiencia essa que resultou e me trouxe onde estou agora.

E aqui vai um feitiço...

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Seria utopia conseguirmos tudo o que queremos... porque quando o tivessemos, haviamos de querer mais... acho que no fundo o que realmente faz sentido, é vivermos a vida que temos da melhor maneira, tentarmos ser melhores e procurar a nossa felicidade e a dos que nos rodeiam...
E nunca poderemos deixar de sonhar, porque também assim vamos vivendo...

Jeremias disse...

Os anos que por mim também vão passando vão-me ensinando que na vida, antes de saber comemorar as vitórias, há que saber gerir muito bem os fracassos.

Colocando isto numa perspectiva mais filosófica/teológica, podemos acreditar que se soubermos gerir as bofetadas da vida então usufruiremos com muito mais intensidade as alegrias que da vida retiramos.

A vida/fracassos é como um touro e nós como um forcado: há que não ter medo quando ela investe com toda a sua força em nós, afastar da mente a tentação de fugir e saber agarrá-la pelos cornos. Só assim a domamos.

António Américo disse...

Isto é um verdadeiro espaço de conhecimento filosófico. Aqui o Censo-Comum está apenas nos liquidos ingeridos, pois toda a essencia do conhecimento/aprendizagem, vai fluindo pela experiencia de vida de cada um... Profundo meus amigos, profundo...

SCH disse...

"No fundo, lutamos por conseguir aquelas coisas de que gostamos, para a certa altura deixar de fazer sentido continuar a lutar"

Não sei... mas penso que faz sempre sentido lutar, nem que com o passar dos anos lutemos por coisas ou aspectos que, aos olhos do demais, pareçam menos significativas. Mas lutamos sempre, mesmo que achemos que não.

Dou um exemplo. Desde cedo que comecei a escrever e a dada altura mandei uma história para editoras e editoras e levei alguns NÃO. mas eu ia continuar a tentar editar. No dia em que a editora me diz VAMOS PUBLICAR, eu não acreditei. Liguei a perguntar, vão mesmo? (lol) Sabem porquê, porque mesmo que levasse sempre nãos, eu ia lutar e lutar e lutar. Quando consegui, não parei. Pensei: está fraca a história. Vou escrever outro tipo :))

E a vida vai, corre e desenrola e lutamos, mesmo quando achamos que não

Kika disse...

Quem ainda não colocou esta questão "qual o sentido da vida?"

Nem sempre é aquele que nos lhe queremos dar e, ás vezes, até segue um rumo bem diferente. O importante, como ja se disse, é lutar pelos nossos objectivos de vida e não desistir e saber que cada dia é um recomeço.

Alguem disse um dia " ter problemas na vida é inevitável ser derrotado por eles é opcional".

Bom fim de semana

Jaquim Pimpão disse...

Bem vindo e gostei do post...
Gostava também de deixar o meu contributo porque não tenho tido uma vida fácil, mesmo nada com muitos revezes e sem grandes ajudas lá vou conseguindo ultrapassar obstáculos e atingindo os meus objectivos devagar é verdade, mas desistir nunca, esta palavra não existe no meu dicionário...
E quando dou comigo a ter pena de mim e "lamber feridas" penso que há gente neste mundo em muitos piores condições do que eu, e é vergonhoso, uma falta de humildade tremenda e de um egoísmo próprio dum menino mimado...
E assim consigo encontrar forças para me voltar a erguer e voltar à luta após um fracasso...

Jaquim Pimpão

Anónimo disse...

A vida é cheia de momentos bons e maus...e qto mais tombos mais fortes ficamos e é aí que vemos a força que temos interiormente...desistir nunca, o caminho é em frente com algumas curvas mas sempre em movimento...