domingo, 29 de junho de 2008

“Olhá facturação!!!”

Ora viva, hoje que tenho mais cinco minutos, vou falar de mais uma daquelas novidades estrondosas.

Então não é que a EDP está prestes a ser autorizada (a partir de 2009) a dividir o valor das dívidas não cobradas por todos os clientes, pagadores, está visto, e fazê-los pagar pelos outros que não querem ou não podem pagar as suas dívidas.

Ou seja, supostamente terão de ser os consumidores responsáveis a ter que pagar os cerca de treze milhões de euros que a EDP não consegue receber anualmente. Estes valores correspondem a valores que andam na ordem do 0,2% a 0,3% da facturação.

Sendo esta a percentagem equivalente ao valor acima mencionado, já podem imaginar qual é o total de facturação anual. Nem sequer precisam de imaginar, eu digo-vos são 5200 milhões de euros, tendo em conta os valores apresentados, e os "pobres desgraçados" ainda se sentem no direito de fazer pagar quem já pagou aquilo que lhe era devido pelos outros que não pagam, isto partindo do princípio que o valor pago pela energia eléctrica seria por ventura o valor justo a pagar (mas isso são outros quinhentos).

Gostava que esta situação não se viesse a concretizar, mas caso tal a acontecer, e como alguém disse, então vamos todos deixar de pagar!

Deixando as tristezas de lado, hoje aqui na tasca há uma morcelinha de se lhe tirar o chapéu entre outras coisas, isto falando de comes, de bebes é o habitual, há de tudo. E os preços já sabem são sempre em conta já que por aqui somos adeptos do comércio justo.




Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

6 comentários:

Catraia_Sofia disse...

É um assunto e tanto este que aqui deixas. Quando fui informada disso pensei que estavam "a gozar", porque se isto não é gozo com os que pagam, não sei que outro nome se pode dar.

Estou cntg qd dizes:
"Gostava que esta situação não se viesse a concretizar, mas caso tal a acontecer, e como alguém disse, então vamos todos deixar de pagar!"

Wizard disse...

E que não aconteça mesmo, pois isso abriria um precedente gravissimo para outras instituições afins.
Já agora, manda daí uma morcela (pequenina, que senão estou desgraçado para a noite) e uma weiss.

Chiquita do Amori disse...

Li no outro dia na revista do JN um famoso a dizer, na sequência da crise económica em que nos encontramos , que o que está a dar é para os espertos. Aí temos um exemplo.
E quem se "lixa" é sempre o mexilhão.
Podes crer, meu bom amigo taberneiro....deixemos de pagar. Vão todos para o diabo.

António Américo disse...

Venha lá a morcela, mas assada na brasa, que com estas coisa todas, voltamos ao antigamente. Cozinhar no fogo, lentamente, até o sabor é outra. Em vez de lampadas, usamos umas velas, até dá um ar romantico á coisa...

Kika disse...

Não pagamos, não pagamos, não pagamos, não pagamos... Lembram se desta lengalenga aqundo das propinas?

Fazemos o mesmo : NAO PAGAMOS!!!

Helder disse...

Hoje recebi o seguinte mail, que transcrevo para aqui, pois vai ao encontro do topico do post.

DÍVIDAS À EDP PAGAS POR TODOS? - Consulta Pública·

A divulgar para todos os que puderem e que achem que também protestarão contra esse absurdo ANTES DE 7 DE JULHO.

A Entidade Reguladora do Sector Energético (ERSE) tem em discussão pública, no âmbito da revisão regulamentar do sector eléctrico para o período 2009-2011, uma proposta que prevê - PASME-SE! - que os custos com as facturas incobráveis passem a ser partilhados por TODOS os consumidores de electricidade, num total de 12 milhões de euros. Esta consulta não está a ser devidamente divulgada e a proposta está em discussão pública apenas até 7 DE JULHO, pelo que os consumidores em desacordo se deverão pronunciar até esta data.

A decisão final depende dos resultados desta consulta pública.

Em anexo segue um comunicado da própria Entidade Reguladora em relação a esta questão.

A DECO tem protestado e teme que este procedimento pegue e se estenda a outros domínios da actividade económica e a outras empresas de fornecimento de serviços (EPAL, etc.). http://www.deco.proteste.pt/map/src/526671.htm

Há que agir rapidamente. Basta enviar um e-mail com o texto em baixo, ou com um semelhante, para: consultapublica@erse.pt


'Exmos Senhores:
Pelo presente, e na qualidade de cidadão e de cliente da EDP, venho comunicar a V. Ex.ªs a minha oposição e indignação relativamente à proposta de revisão dos Regulamentos de Relações Comerciais e Tarifário da Electricidade, quanto a colocar os cidadãos cumpridores e regulares pagadores a suportar o valor das dívidas para com a EDP por parte dos clientes incumpridores.
Com os melhores cumprimentos,

............................'(nome)

............................(Identificação do Cliente: nº do Contrato e Código de identificação do local. Ambos constam na factura da luz)