sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 Abril


Trinta e quatro anos se passaram e mais uma vez se comemorou essa data histórica que foi o 25 de Abril de 1974.

Para muitos dos nossos jovens é talvez mais um feriado no calendário.
E se eventualmente lhes perguntarmos o que se celebra no dia 25 de Abril, com toda a certeza nos responderam que é o dia em que se celebra a Revolução dos Cravos.
Mas pergunto, será que se apercebem das repercussões que essa mesma revolução teve nos nossos dias? Será que dão a devida importância a esse dia? Talvez não….
Contra a minha pessoa falo e talvez aí concordem comigo.
Não vivemos nesse tempo amigos….
Só quem viveu nos tempos difíceis desse período é que pode dar o devido valor ao dia 25 de Abril.
Contam as pessoas que viveram no período do chamado Estado Novo que muita fome se passava.
Dizem também que viviam com o medo permanente de serem presos pela polícia política (PIDE).
Liberdade de expressão? Nesse tempo, não havia – contam.
Amigas e amigos taberneiros, muito mais se poderia falar sobre o assunto, mas não o pretendo fazer. Não pretendo dar lições de história, nem pouco mais ou menos. Pretendo apenas assinalar no auto da tasca o dia 25 de Abril.
Um dia que é sinónimo de liberdade, de democracia, de progresso.
Enfim, representa o fim de um regime autoritário, nacionalista e conservador.
Ergam-se os copos e faça-se um brinde ao dia 25 de Abril.

VIVA AO 25 DE ABRIL. VIVA Á LIBERDADE

Grândola, vila morenaTerra da fraternidadeO povo é quem mais ordenaDentro de ti, ó cidade Dentro de ti, ó cidadeO povo é quem mais ordenaTerra da fraternidadeGrândola, vila morena Em cada esquina, um amigoEm cada rosto, igualdadeGrândola, vila morenaTerra da fraternidade Terra da fraternidadeGrândola, vila morenaEm cada rosto, igualdadeO povo é quem mais ordena À sombra duma azinheiraQue já não sabia a idadeJurei ter por companheiraGrândola, a tua vontade Grândola a tua vontadeJurei ter por companheiraÀ sombra duma azinheiraQue já não sabia a idade


Adicionado por Chiquita do Amori

7 comentários:

Helder disse...

Grande musica esta do nosso Zeca
(que ainda ouvi ao vivo).

- Um dos protagonistas do 25 de Abril era conterrâneo meu, falo de Salgueiro Maia, nascido na bela localidade que me viu nascer.

Haja Liberdade

Juventude de hoje em dia, não confundem liberdade com libertinagem, pfv.

Torrão de Alicante disse...

Ola a todos!!Mesmo longe ñ me esqueci deste dia tão maravilhoso, fiz questão de contar a todos os estrangeiros que conheço o que significa o dia 25 de Abril em Portugal.
E sai um brinde a todos!!
Pipas de Vinho,
Torrão de Alicante

António Américo disse...

É um dia de grande significado, pois deitou a baixo um regime que a muito o povo queria deitar a baixo. mas esta Liberdade só foi completada com o 25 Novembro(1975), em que o General Ramalho Eanes e as suas tropas travaram o movimento que tinha como objectivo tomar o poder e tornar este Portugal num país Comunista... Um assunto com muito pano para mangas. Mas em todo o caso, hoije podemos dizer que o 25 Abril foi o principio da liberdade, foi uma etapa na historia.

Jeremias disse...

biba a liberdade....!

Pois é, foi uma conquista difícil, como costumam ser as conquistas que valem a pena.

Ainda estamos na ressaca da sua conquista e a pagar pelos excessos da incrível bebedeira que apahámos... mas, com tempo, espero que saibamos aproveitar com saberdoria as riquesas que esta nos pode trazer.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

É sempre bom lembrar e nunca esquecer... também brindo...

Jaquim Pimpão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaquim Pimpão disse...

Grande Chiquita...boa recordação que para muitos só interessa porque é feriado e dá jeito...agora o porquê...isso é para os outros...e infelizmente o "velho regime" caíu-o no papel mas na essência quem foi educado por "ele" permanece imutável como uma pedra...criando problemas ao país que se reflectem nos mais diversos sectores da sociedade (economia, cultura e educação,etc) exemplos não faltam e alguns já foram relatados aqui na tasca...Para terminar devo dizer que concordo "ipsis verbis" com o taberneiro ToinoAmérico, o 25 Novembro é que devia ser comemorado e a bajulação ao Dr.Mário Soares deveria acabar e homenagear-se o Sr.General R.Eanes, no entanto a nobreza das pessoas vê-se no seu carácter e tenho a certeza que ele evitaria actos de bajulação bacocos próprios de países subdesenvolvidos...

PS- Uma rodada de RedBull para todos...para fazer os sonhos que comandam a vida...voar...

Jaquim Pimpão