terça-feira, 29 de abril de 2008

Elas já mandam...Parte 2...

Ora caros colegas taberneiros e carissíma clientela hoje optei por continuar a desenvolver o meu tema da passada semana "Elas vão mandar... e os homens vão sofrer..."
E porquê? muito simples por duas razões, a primeira foi que fiquei deveras surpreendido com os comentários não da parte feminina que desta vez "gostou" do post por motivos obvios, mas o que me surpreendeu foram os coment "masculinos" esses deixaram-me deveras a pensar...
A segunda razão tem a haver com alguns dados novos que surgiram na comunicação social, relativamente à cada vez maior importância e relevância das mulheres no mundo...
E começo por aqui, e com os "nossos vizinhos" espanhóis em que o Sr Zapatero resolveu dividir irmamente os ministérios e colocar 7 mulheres como ministras, coisa inédita? não, só a nível dos países do sul da Europa, a Finlândia já tem 12 ministras em 18 ministérios e uma mulher como presidente da república...
Agora esta mudança acontece aqui ao lado é feita não só por razões de competência meus amigos e amigas, é principalmente por razões do peso crescente do eleitorado feminino nas eleições e também por questões de imagem...
E falo mesmo de imagem visual, as minsitras em Espanha não se comparam com as nossas amigos e isso é noticia no mundo transposta em boa imagem para o governo do Sr Zapatero e na era da globalização este factor é muito importante...
Assistimos também a uma possível candidatura à presidência dos EUA de uma mulher, a H.Clinton que a confirmar-se a sua eleição, não tenham dúvidas que se dará uma inversão de 360º na política externa americana e por consequência o mundo será "agitado" e isto pelo facto de ela ser mulher...Embora o pessoal da Casa Branca, esteja muito inquieto porque ela ganha leva o marido e se este quando trabalhava como presidente arranjou tempo para dar "novos usos" à sala oval, imaginem agora como "primeiro-damo" sem nada para fazer...
Agora relativamente à questão dos coments dos meus colegas, fiquei surpreso com a calma e ligeireza com que encaram o assunto, mesmo inclusivé não se importarem de trocar totalmente de "papeís" com as mulheres...minhas amigas não têm noção do que é ser "dona de casa"...eu por experiência própria sei o que custa...
Mas não gostaria de estar "subordinado" a um "poder feminino", salvo algumas ocasiões, mas adiante...
Já estou a imaginar os homens a pedirem com muita delicadeza o dinheirinho para a mesada e elas no alto do seu poder a dar a conta-gotas...depropósito...só para nos verem sofrer...
A chegarem a casa a descalçarem-se, sentarem-se no sofá e gritarem..."...Oh Manel traz-me o jornal e uma cerveja...e vê lá se despachas o jantar que estou com fome...e já agora vê se calas o 'teu filho'...que estou cansada..." meus amigos imaginem isto...porque está perto de acontecer...
Mas também vai acontecer outras coisas como o homem passar a ter muitas dores de cabeça à noite, quando a mulher tiver apetite sexual...ah pois...lá está inversão de papeís...
Portanto amigos homens vamos seguir o conselho de algumas das nossas colegas da tasca e treinar afincadamente o "gentlemenismo" e fazer disso a nossa "arma"...

Jaquim Pimpão

PS - Carapau frito e iscas + um traçadinho= um "eurol"(moeda cá da tasca)

4 comentários:

Jeremias disse...

O meu pouco conhecimento sobre estes assuntos (a questão do género e a arte de bem governar) não me permite ter uma opinião muito fundamentada. No entanto creio que quando se trata de mandar as mulheres podem ser tão cruéis como os homens. Não me parece portanto que Hillary, pelo facto de ser mulher, tenha uma mais valia em relação aos outros candidatos.

E nas famílias? Por acaso haverá mais justiça numa inversão dos papéis? A família funcionará melhor se for "a mulher a mandar" e a ter agora uma relação de força? É como acreditar que por carrasco e escravo trocarem de lugar se terá um mundo melhor. Continuará a haver um escravo e por isso, as coisas não estão bem.

Temo esta ideia de "nós a mandar", "elas a mandar", "os brancos a mandar", os "ricos a mandar"... relações humanas baseadas na força não são justas e devem ser evitadas.

Kika disse...

Concordo taberneiro Jaquim, ser "dono de casa" nao é facil, nada mesmo. E que tal serem os dois a mandar a todos os niveis? Só por uma questão de equilibrio, claro!!!
Vai um traçadinho...

António Américo disse...

Se com Hilary Clinton houver uam volta de 360º na politica externa, então fica tudo como está... o sentido é o mesmo.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Concordo com o Jeremias e Kika. Hoje em dia é muito perigoso haver um carrasco e um escravo. Há muito menos tolerância de parte a parte e quando uns querem comandar, os outros não querem ter que apenas obedecer...
Para que as coisas funcionem é necessário que haja um equilíbrio, como diz a Kika. Mas como disse no outro comentário anterior (parte 1), é um fenómeno que ja surgiu em alguns lares...