segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ai Portugal...

Caros Taberneiros, apresento-me ao serviço, agora que abrimos a chafarica oficialmente.
Como correm as coisas ai por Portugal? Esta coisa de ser taberneira à distância é um pouco complicada, ainda para mais porque aqui a hora é diferente, estou sempre com algum receio de chegar ou sair mais cedo (embora esta segunda seja a especialidade portuguesa)
Após estar por cá vai para quase dois meses (mais coisa menos coisa) já reparei como aqui se vive bem melhor que no nosso Portugal. Os casais são jovens, com mais que um filho (com idades próximas) e alguns com gémeos e trigémeos.
Eu já tinha ideia que na nossa vizinha Espanha se vivia melhor mas neste momento tenho a certeza. Assim sendo só me resta "mal dizer" o dia em que proclamámos a nossa independência. Pareceu-nos uma coisa muito bonita e muito nobre, uma vitória notável para o orgulho português. Mas se virmos bem a coisa, afinal que ganhámos nós com a dita independência? Não estaríamos melhor na vida se fossemos mais uma província espanhola? Há tantas por aqui que nada tem a ver umas com as outras, com costumes e língua diferentes. Poderíamos muito bem continuar no nosso cantinho, com a nossa língua (embora ficássemos com castelhano como língua oficial – poderíamos ter sempre o nosso português) e quiçá estaríamos um pouco melhor de finanças. Mas teremos que viver assim, quiseram os nossos antepassados que nos tornássemos autónomos e independentes, que no mapa aparecesse mais um país, quiseram escrever uma página na história quer local quer mundial, com contornos de bravura e rebeldia.
Uma coisa é certa, eles não faziam ideia que algures no futuro, iria aparecer um Sócrates para nos governar e que chegássemos tão “ao” fundo. Penso que se tivessem adivinhado teriam ficado quietinhos.
Ainda os espanhóis se queixam... (porque não têm um governo como o nosso, só pode).
Não levem isto muito a sério, sei que é um tema polémico, mas depois de alguns brindes com a bela da cerveja, uns copitos de tintinho a provar a colheita deste ano, uns “tramoços” e uns “minuins” dá nisto…

Pipas de vinho e mais um brinde a todos
Torrão de Alicante

9 comentários:

Chiquita do Amori disse...

Muito embora, inúmeros portugueses considerem o que dizes uma heresia, sou obrigada a concordar contigo cara taberneira Torrão de Alicante e com o nosso nobel José Saramago.
Mas aos portugueses que não concordam com o teu discurso eu apresento as seguintes questões:
1. Porque é que desceram as vendas de combustíveis em Portugal e aumentaram na nossa vizinha Espanha?
2. Porque é que decorre um movimento sindicalista no norte de Espanha, mais propriamente na Galiza contra os trabalhadores portugueses?
Sem mais comentários......

Jaquim Pimpão disse...

Ora viva...pois eu concordo e discordo...é assim sou um profundo critico do nosso governo...mas temos que ser realistas o nosso país está como está graças á passividade de todos nós, que não queremos falar nem discutir política, que evitamos e arranjamos mil desculpas para não votar (não é o meu caso), que só criticamos quando o nosso "umbigo" ou de algum familiar é afectado por alguma política...porque se egoísticamente estivermos bem e o próximo mal, fazemos de conta que é azar dele e apenas nos mostramos solidários com umas palavrinhas de conforto...Mas se formos nós a "sofrer" exigimos e ficamos indignados por estarmos "sozinhos" na luta...
Pois é o país dos "brandos costumes" e das pessoas hospitaleiras, tem um problema grave de mentalidade que as novas gerações e a nossa deviam tentar mudar...mas isso dá trabalho...peço desculpa por ser contra corrente...
Jaquim Pimpão

Jeremias disse...

As fronteiras são limites imaginários que dividem territórios e, consequentemente, só existem na nossa cabeça. Eu, pessoalmente, não acho que haja assim uma diferença cultural, social e histórica tão grande que exija que a península ibérica seja dividida por dois povos. Uma união dos nossos dois países, um futuro "Estados Unidos Ibéricos" (EUI) só teria vantagens, a meu ver. Mas, é claro, a identidade é uma coisa pessoal e penso que alguns de nós ainda andam a combater guerras com os espanhóis há vários séculos atrás... é pena.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Coitado do D. Afonso Henriques. Quantas voltas não deve já ter dado na campa por causa deste tema tão polémico...
Bom cá para mim, melhores ou piores de finanças, acho que até estamos bem neste nosso cantinho seguro... Porque havemos sempre de achar que estamos piores do que os outros? No fundo é a nossa natureza. Apesar das politicas, das dificuldades, quero dizer com orgulho que é BOM ser português(a)!

Torrão de Alicante disse...

Eu tenho orgulho de ser portuguesa e gosto disso. O problema é que estou a ver que, mais cedo ou mais tarde, terei que tentar ir para outras paragens porque acho que Portugal não me quer. Como posso manter-me na minha terra se não tenho emprego nem dinheiro? Mas tenho tentado dizer coisas boas da nossa terra, sobre as nossas descobertas, conquistas, arquitectura, etc. a pessoas daqui, só não posso esconder que neste momento batemos no fundo.
E que me adianta estar "no nosso cantinho" se não posso fazer nada... Não posso comprar o que quer que seja pq ñ tenho €, nunca mais saio de casa dos papás pq ñ tenho €, ou seja ñ tenho trabalho.
Mas isto sou eu claro
Mais um brinde a todos (mas esta ñ pode ser por conta da casa, ñ temos €)
TA

Helder disse...

Muito embora não goste de discutir politica, sempre disse, que os políticos somos “nós” que os escolhemos, digo nós, aqueles que votam… pois há muitos por aí, que se queixam do Estado das coisas, e nem a uma mesa eleitoral foram. Mas enfim, velhos do Restelo não faltam.

Se vivesses há décadas na zona raiana, já há muito que te tinhas acostumado às diferenças entre estes dois países, o que de um lado é mais barato do outro é mais caro. A titulo de pergunta:
Quanto é que custa um “café solo” ao jeito de água suja em Espanha?
E quanto é que custa a gasolina tirando os impostos que pagas?
(ainda hoje lá tive e ela já vai a 1,109 euros)

E há que recordar, que se o nosso país está na cauda da Europa em tudo, foi por termos acordado tarde.

Integrar Portugal em Espanha, isso não, já me basta ouvir os “camones” a dizer que a nossa zona é também uma província espanhola.

Mas, o construir parcerias com Espanha, isso sim, é uma mais valia. Não perdemos a nossa nacionalidade, e trocamos experiências.

António Américo disse...

Um tipo que bate na própria mãe, não pode ser um bom Homem, hehehe
Mas Olivença Vai ser nossa Outra vez, Imaginem, Compramos submarinos, carregamos em cima de camioes e ocupamos a terra tipo colonato...

Zé Manel disse...

Não tenho por norma comentar posts, mas neste caso em particular não posso deixar de comentar este e de estar plenamente de acordo com o Jaquim Pimpão. Se está mal temos de ser nós a mudar. Ir votar sempre é uma boa ideia, ajudaria a que as coisas fossem diferentes com certeza!!

Torrão de Alicante disse...

Bom dia! Eu voto mas o problema é que não temos alternativas politicas. A esquerda e a direita estão cada vez mais iguais. Se não concordamos com os candidatos em quem votamos?
TA