quarta-feira, 2 de abril de 2008

País das oportunidades!!!

Bom dia estimados clientes desta humilde tasca. Nada melhor, para começar este dia de comes e bebes, como ser um bom português... ser português é ser do contra, ser um “velho do Restelo” como dizia Camões. Vou ser do contra em relação ao que disse a minha estimada sócia da taberna, Chiquita do Amori, no Post em que dizes “Jovens licenciados a serem OBRIGADOS a emigrar porque não conseguem arranjar colocação no mercado de trabalho português”
Chiquita amiga, estas completamente errada, Portugal é um verdadeiro país de oportunidades, qual América... ora vê lá bem qual o país senão Portugal para um grande sucesso? Tens muitos exemplos. Qual o país, em que os administradores das empresas públicas se mantêm nos cargos, ano após ano, sem ser posta em causa a sua gestão ineficaz? Qual o país em que tens uma exclusividade com a Assembleia da República, recebes por isso, e depois podes assinar projectos de Engenharia civil? E depois de negares o facto, vir a comunicação social provar através das declarações de IRS que descontaste por ter executado os projectos, ainda assim continuares e exercer cargos de governo? Isto é mesmo uma grande oportunidade. E depois temos outra grande oportunidade, que é o programa ”Novas oportunidades”, como o nome indica, mais uma oportunidade de sucesso. Vou dar um possível exemplo: O Luís Figo, grande jogador nacional, com um currículo invejável futebolístico aliado ás internacionalizações. Ainda por cima com o facto de já ter jogado em Espanha e Itália, tem argumentos suficientes para uma licenciatura em Relações Internacionais. Se juntarmos ao C.V. ter conseguido conquistar aquela bela Nórdica, que faz as delícias dos cibernautas, dá-lhe pela certa uma pós-graduação em politicas socio-económicas do norte da Europa. Mas este projecto das novas oportunidades vem mesmo é dar jeito a indivíduos como eu. Ora nunca quis estudar, esforço na escola, nada de nada, queria era copos e muita boémia. Fiz para aí o 2º ano do ciclo. Como trabalhei numa empresa e até envia uns Faxes, alguns até em Inglês e francês, tenho prova disso tudo, consigo na certa uma licenciatura em Engenharia civil! Se outros conseguiram, eu tenho o mesmo direito. Tenho o meu futuro garantido. Estarei aqui a vender copos do melhor vinho e contrato uns desenhadores na câmara municipal, para fazerem uns projectos e eu assino... Chiquita, amiga, em que outro país tem uma oportunidade como esta? Em nenhum... isto é um paraíso, é um oásis no meio do deserto que é a Europa... melhor melhor, é o que estou a pensar... vou vender a minha casa, que na altura comprei com os juros bonificados. Por acaso ainda beneficio dessa benesse. Mas mais tarde ou mais cedo vou perder. Nessa altura com a casa vendida, vou morar para uma barraca, despejo o lixo á porta em vez de ir ao contentor mais próximo, chamo a comunicação social e digo mal da Câmara municipal até me ser atribuído um apartamento de renda diminuta, tipo, um terço do dinheiro que gasto em tabaco por mês. Que outro país te dá esta oportunidade, sem nunca teres descontado para a Segurança Social, por estares desempregado e não seres útil à sociedade, teres benefícios acima da média? Só o nosso país à beira-mar plantado. Isto é do melhor, quem disser o contrario está completamente enganado. Somos um país alegre, de brandos costumes e liderados pela melhor casta de políticos. À saúde, esta rodada é por conta da casa...

2 comentários:

Jeremias disse...

Concordo, em grande parte, com a maior parte das observações que fazes. Efectivamente, aquilo que poderia eventualmente ser uma ideia boa - o de dar uma nova oportunidade a quem teve "azar na vida" - transformou-se numa via de fácil acesso para privilégios que foram duramente conquistados pelos restantes.
Para dar um exemplo: acho que, obviamente, se deve dar novas oportunidades a quem nunca estudou. Mas deve-se dar a mesma oportunidade que se deu aos outros: ter acesso a 9 anos de escolaridade obrigatória, talvez em regime nocturno, com o mesmo grau de exigência.
O sistema desenvolvido, porém, parece dizer ao candidato que bastam alguns meses na escola e uma submissão a um exame final para se ter a mesma escolaridade (e logo oportunidades no mercado de trabalho) que alguém que foi pela "via difícil" de 9 anos...
Não posso concordar com esta equiparação de graus e que se chame igualdade a este sistema...

Taberneiro de Serviço disse...

Sabem o que é mais caricato, é por vezes nesses organismos tipo o IEFP e outros me falarem a mim, desse novo projecto....eu que já sou licenciada, tenho mais de 1000horas de formação profissional e já estou a frequentar uma segunda licenciatura....isto é tudo uma palhaçada autêntica.
Chiquita.....