domingo, 20 de abril de 2008

Auto da Tasca Geographic

Neste episódio do Auto da Tasca Geographic vamos conhecer uma espécie que vive entre nós, o Chicus Espertus, vulgarmente conhecido como Chico Esperto.

O Chicus Espertus é um animal que vive em sociedade.

Esta espécie divide-se por uma infindável quantidade de raças, por exemplo, o acelera, o engatatão, entre muitas outras.

Uma grande quantidade destas raças é inofensiva ou causadora de poucos danos, no entanto existem várias raças de Chico Espertos que têm a capacidade de provocar danos maiores nas sociedades onde vivem. Por exemplo os corruptos, os foge ao fisco,etc., este último com uma capacidade avassaladora de provocar danos a nível de todo o território no qual habita.

Na realidade os foge ao fisco têm este comportamento por vários motivos, uns porque simplesmente têm dificuldades de subsistência bem como toda a sua ninhada, outros que apesar de não terem esse tipo de dificuldades querem ter ainda melhores condições.

Esta espécie pode encontrar-se um pouco por todos os continentes. Na Europa um dos maiores focos populacionais desta espécie habita na zona oeste da Península Ibérica, chegando mesmo a atingir as proporções de uma praga, sendo esta maligna para outras espécies com as quais coabitam.

Mais ainda, para além dos danos causados, os foge ao fisco têm por vezes o péssimo hábito de se vangloriarem e de se orgulharem das suas acções perante outros da mesma espécie e até perante espécies diferentes.

Por ser uma praga que nos afecta bastante em Portugal, tem de ser feito um esforço suplementar para que entre em vias de extinção...


Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

6 comentários:

Helder disse...

Por causa dos Chicus Espertus é que o Ti Fisco tem de fazer os pagantes pagar pelos pecadores.
Mas enfim, esperemos que com o controlo certo as coisas melhorem, e passem sobrar mais uns trocados para uns traçaditos.

Shakers para todos

António Américo disse...

Parabens taberneiro zé manel por esta comica abordagem. Grande abraço

Jeremias disse...

Ganda post !!!!

De facto faltava uma aboradagem socio-geográfica a estas "espécies raras" e seria bom que a conceituada revista National Geographic as mencionasse numa das suas futuras edições...

Zé... aborda a NG para estudar o assunto!!!

Parabéns pelo post! 5 estrelas!

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Muito bom!
Até conseguimos imaginar o respectivo locutor com a sua característica voz...

Chiquita do Amori disse...

Ora aí está um tema com pertinência....parabéns Zé Manel.
Grandes post's se fazem nesta tasca.....
E as abordagens? Sensacionais, parabéns amigos.
Helder, parabéns também pelo teu comentário.
Realmente é triste que numa tentativa de recuperar os montantes que um dia os chicus espertus não pagaram se cometam tamanhas injustiças e erros graves.
E aqui apontaria por exemplo, as situações nas quais alguns emigrantes se encontram. Há convenções internacionais que prevêem a dupla tributação, mas como alguém um dia não pagou faz-se os emigrantes pagar por eles. Até leis deixam de ser cumpridas..... E pobres daqueles que não tendo dinheiro para se defenderem judicialmente, calam-se e pagam.
Pretende-se recuperar esse dinheiro não se olhando aos meios para atingir os fins.
Razão tem o sr. Paulo Portas quando proferiu esta mesma frase em plena Assembleia da República.
È uma verdadeira miséria. Mas mais uma vez é o país que temos..........

Jaquim Pimpão disse...

De semana para semana vemos a evolução de algumas "espécies" na nossa tasca, como seja a "espécie raras" taberneiro "Zé Manel", que também habita na zona oeste da P.Ibérica, esperemos só que não seja da a-raçado dos "Chicus Espertus"...
Good Post...Five stars...
Jaquim Pimpão