sexta-feira, 4 de abril de 2008

Comboios vs Penicos

Pois bem amigos, sendo a sexta-feira o dia em que a taberneira Chiquita tem que se apresentar ao serviço preparem-se para pelo menos dizer "Ó cristo, ó cristo vinde cá baixo por juízo nisto" tal é caricata e surpreendente a situação que ocorreu a uma amiga minha. Eu, pelo menos achei caricata e quero no auto da tasca aborda-la, uma vez que esta situção pode gerar graves danos em termos sociais em cada um nós, para já não falar dos danos psicológicos que poderá acarretar.......
Perante tal episódio, tive logo que tecer as seguintes questões: mas afinal em que país estamos nós? aonde estão os pensadores da nossa terra?
Cá vai.....
Estava eu no café quando Beatriz, na sua busca de emprego chega ao pé de mim, cansada, pois naquele dia tinha ido ao Porto, mais propriamente à Maia a uma entrevista. Deslocou-se para esta cidade de comboio pois estava impossibilitada de utilizar o seu carro devido a razões que não interessam para o caso a relatar.
O curioso do dia de Beatriz passou-se especificamente na sua viagem de regresso a casa. Viagem esta que também fez de comboio. E aqui amigos e amigas taberneiros faço um parêntesis, pois sou obrigada a chamar-vos atenção: cuidem-se!!!! Não bebam café nem comam nada que vos faça ir à casa de banho durante uma viagem de comboio, pois caso contrário estais tramados no verdadeiro sentido da palavra. Alerta: Grávidas, cuidado!!!! Não andem de comboio, principalmente no suburbano (sabem aquele que pára em todas as estações e apeadeiros). Este alerta estende-se aquelas pessoas que sofram de infecções urinárias ou mesmo soltura/diarreia (como que lhe quiserem chamar).
Mas voltemos ao ponto antes do alerta profetizado.
Aonde ia? Ah! A viagem de comboio!!!
Pois bem, mesmo antes de entrar no comboio Beatriz teve vontade de ir à casa de banho e assim o fez, só que para seu azar a moeda ficou retida na ranhura da porta e a porta não abriu. Sim, porque agora o sistema implementado nas casas de banho de Campanhã-Porto assemelha-se aquele que se vê pelas nossas cidades "as casotinhas" nas quais podemos cumprir os nossos deveres/obrigações biológicos em troca de uma moedinha. É parecido........Mas no caso de Beatriz nem oportunidade teve de entrar pois a moedinha empancou na ranhura, impedindo-a de aceder às instalações sanitárias da estação. Ainda reclamou mas sem resultados. Parte o comboio!?
Casa de banho no comboio? Não existe. Beatriz não teve alternativa possível, teve mesmo que se conter, até não poder mais.
Ó deus, que fazer?
Resta-lhe apenas uma alternativa, sair numa das estações para ir a uma casa de banho. E atenção: eu disse estação e não apeadeiro, porque neste último não há casas de banhos.
O condutor/ manobrador do comboio não espera pela sua passageira, mesmo tendo esta pedido (também não faz realmente muito sentido por um lado).
Beatriz perde o comboio. E perde o comboio porque teve que ir a uma casa de banho numa das estações do Trajecto Porto-Braga. Caricato no mínimo, certo?
Novo alerta: amigos e amigas taberneiros, a viagem de comboio Porto-Braga, no suburbano dura aproximadamente uma hora, por isso acautelem-se: desloquem-se à casa de banho antes de começarem a viagem, senão..........Olha!!! Levem o penico (também conhecido como urinol ou bispote no Brasil - consiste num recipiente com formato arredondado e fundo chato, mantido no quarto sob a cama e usado como vaso sanitário à noite. Os penicos podem ser confeccionados de ferro, bronze, cerâmica, louça, ágata e, mais modernamente, plástico. Quase todos possuem uma alça) . Ah!Ah!Ah!
E se viajarem com companhia, avisem-los previamente do que pode acontecer porque a meio do percurso podem ficar sem essa mesma companhia.Foi o caso de Beatriz, que ia acompanhada de sua mãe mas como esta tinha horas para entrar ao trabalho prossegui viagem.
Digam lá, se isto não é caso para dizer "Ó cristo, ó cristo vinde cá baixo por juízo nisto".
Mas será que ao conceberem estes novos comboios, ninguém se lembrou que por vezes as pessoas tenhem que ir a uma casa de banho?
Ai Deus, pobres grávidas, pobres pessoas que sofram de infecções urinárias e por aí fora.....

6 comentários:

António Américo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Américo disse...

Bem vinda ao trabalho Chiquita
Como diz o povo, "quem vai ao mar avia-se em terra..." perdem muito tempo a projectar as casas de banho, era um extra muito caro, a CP preferiu comprar viaturas de alta cilindrada para os gestores e seus conselheiros, do que propriamente satizfazer a necessidade dos passageiros...

Jeremias disse...

Este é mais um exemplo do perigoso princípio do «utilizador pagador». Queres fazer xi-xi? Paga! Paga, porque a sociedade não vai querer pagar com os seus impostos a manutenção de casas-de-banho, essas instalações de luxo para ricos...
E se a moda pega, e em termos de justiça, o mais provável é que se ponha na sanita um contador de urina, estilo contador de água nas nossas casas, onde o utilizador paga ao litro de urina despejada.
Eu já estou mesmo a ver a concorrência, tipo bombas de gasolina, nas futuras casas-de-banho públicas:

- xi-xi: 0,479 euros / litro

Promoções às Quartas e descontros com cartão de cliente...

Helder disse...

Já tou a ver de onde vem o dinheiro pra pagar o TGV.

Eles poupam na manutenção dos WC porque estão fechados (e dizem que têm WCs, espertinhos não?).
Os que estão abertos, pagas e arriscas-te a ficar sem fazer xi-xi e sem a dita moedita.

Ah, e se fazes numa esquina qualquer, lá vem o Sr. Policia recolher mais alguns fundos para o dito TGV.

E TGV é importante!!! pois já tem WC ;)

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Hum...agora vejo de outra forma a mensagem realmente expressa nos sacos (agora também pagos) do Pingo Doce:
"Reduza o desperdício.
Reutilize este saco.
(um saco 100% reciclável)"
não que eu ande muito de comboio, mas aqui fica a sugestão... :)

Jaquim Pimpão disse...

Meus amigos está tudo em brasa, amigos como sabem aqui o rapaz percebe alguma coisa de comboios...por motivos obvios...e sou um critico mas este caso tem algumas atenuantes...primeiro não é só em Portugal que os comboios suburbanos não tem wc, é assim por toda a europa...depois estes comboios são apenas montados em Portugal, ou seja, são comprados através de concurso internacional...e não há restrições nem existem "descontos" por não terem wc's...como disse não serve de atenuante mas não é apenas um "mal" específico da CP...
Jaquim Pimpão