domingo, 6 de abril de 2008

Combustíveis

Ontem à noite aqui na tasca com uns tintos e uns coiratos pelo meio, surgiu um tema de conversa muito interessante. Interessante e pertinente na minha opinião.


Falou-se desta interminável dependência dos combustíveis fósseis (petróleo), nomeadamente no que toca a meios de transporte. Não me vou pronunciar sobre as vantagens e desvantagens de um ou de outro tipo de combustíveis, pois todos nós já temos uma ideia acerca disso. Na realidade já existem outras formas de energia que podem ser utilizadas como alternativa, no entanto estas continuam a não ser devidamente desenvolvidas nem divulgadas. E isso deve-se ao facto de haverem interesses económicos que continuam a aumentar especulativamente o preço dos combustíveis.


Temos de ser nós a demonstrar de uma forma ou de outra que esta situação não pode continuar. Qual, não sei, mas tenho a certeza de que há por aí muita gente com imaginação para inventar algumas formas engraçadas e até divertidas de fazer isso mesmo. Vão pensando nisso.



Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

8 comentários:

Jeremias disse...

Espanta-me como é que as nações consumidoras, estando dependentes dos preços feitos pelas nações produtoras, não incentivam e encorajam os seus investigadores a propôr novas formas de energia. O Japão é um exemplo pois não tem petróleo e tem investigadores, dinheiro e tecnologia.
Poder-se-ia supor que os governantes deste e dos outros países consumidores poderão estar já ligados aos poderosos lobbys do petróleo, mas a ideia parece-me ser demasiado "teoria da conspiração" para eu acreditar, a 100% nela...

António Américo disse...

Esta dependencia do petroleo não é só alimentada pela especulação da OPEP e por parte dos Lobbys do petroleo. Tambem interessa ao Governos. Se olharmos à realidade Portuguesa, cercade 60% do valor do combustiveis são imposto, ISP e IVA. tendo em conta que o imposto e um valor acrescentado com base numa percentagem, quanto maior foro preço do petroleo, maior vai ser o imposto.No que diz respeito à produção de Bio-Combustiveis, o nosso governo não ficilita nada as empresas, crinado situações burocraticas e obrigando as empresas a ter instalações devidamente legalizadas muito antes de saber se lhe irá ser atribuído uma licença de produção. Ha tambem a o caricato, de a GALP ter a licença para produzir uma quantidade elevada de BIO-DESEL, mas limita-se a não produzir, para assim poder haver uma dependencia ainda maior do petroleo. Sem comentarios..

Torrão de Alicante disse...

Eu neste momento ando a pé, é uma boa forma de não gastar essa coisa chamada petróleo que nos leva a todos à falência mês após mês.
Eu preferia os Transportes Públicos, se pudesse fazê-lo, mas não posso, além de haver poucos agora estão caros, e já tivemos o relato que agora nem WC...
Pelo menos com o nosso carrinho podemos parar e voltar à estrada sem que os nossos acompanhantes prossigam viagem e nos deixem em terra...
Definitivamente teremos que arranjar alternativas
Pipas de vinho
TA

Chiquita do Amori disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chiquita do Amori disse...

eremias já nada me surpreende. Faz-se tudo para ganhar uns trocos a mais. Subscrevo as palavras de António Américo. E aponto o consumo do tabaco, como um caso muito semelhante. Não convém tomar medidas....
Nesta história toda, o que é inadmissível é a má distribuição de riqueza. Imaginem os lucros astronómicos que as nações produtoras deveram obter, ou melhor, imaginem os salários que os administradores destas companhias petrolíferas e respectivos governantes deveram usufruir.

Jaquim Pimpão disse...

Concordo com o meu amigo Zé Manel, no entanto há um ponto ainda não referido, a manipulação exercida por esse país de nome USA, que usam e abusam do poder de manipulação em todos os campos...Atirando sempre para a frente o argumento de que eles são os mais evoluídos e os mais democráticos e com este argumento manipulam a economia mundial, o "jogo" dos equilibrios militares em todo o globo e o "jogo" dos recursos naturais...isto feito sob o olhar duma pseudo UEuropeia que tem um X nº de senhores que tem como objectivo apenas criar uns "Estados Unidos da Europa".E tentam fazer crer de que isso é o melhor para a Europa...Pois europeu que sou Não Quero...
Jaquim Pimpão

Hum... vodka limão, p.f. disse...

É verdade, andar de carro pesa e muito no orçamento mensal. o pior é q realmente nem todos têm horários compatíveis com os dos transportes públicos, pelo menos nesta cidadezinha onde vivo.
Quanto a políticas, deixo isso p quem percebe. quanto a mim, podíamos (consumidores desgraçados) começar a guardar garrafões de gasolina na garagem e fazer negócio.com o aumento constante do preço do combustível, se comprarmos hoje, p o mês que vem já teremos lucro com a (re)venda. Investimento clandestino, com esforço de capital...mas com taxa de retorno superior à do depósito a prazo...

Helder disse...

Um vodka limão, essa ideia já me ocorreu, o problema é que a gasolina evapora, também tive a ideia de comprar gasolina lá no outro lado e vender cá... mas sei bem isso iria implicar ######.

Mas eu não me queixo dos preços, por aqui ainda se mete gasolina em españa, que faz uma diferença de 30 centimos por litro.
Foi pra meter um pouco de inveja LoL