quarta-feira, 2 de abril de 2008

Duelo de Titãs

Recordo com carinho e alguma nostalgia a década de 80 do século passado. Foi um periodo da história da humanidade rica em confrontos ideológicos. O maior talvez tenha sido aquele que opôs Estados Unidos da América e União Soviética, um confronto entre as ideologias ocidentais que promoviam a liberdade, capitalismo e o individualismo e as ideologias de leste que promoviam a obcessão pelo segredo, o comunismo e o colectivismo. Mas, para um jovem na sua puberdade como eu, não houve maior oposição ideológica do que aquela que dividiu amigos para o resto da vida: saber quem era melhor, se a Samantha Fox ou a Sabrina.
Ah, como recordo esses tempos com nostalgia!
De um lado, aquele a que eu pertencia, reinava a escola do Reino Unido. Esta escola promovia valores como a originalidade e genuinidade (Samantha Fox inaugurou e, talvez, patenteou o estilo) e a beleza do mistério (sabíamos que existiam, mas estavam vedados ao comum dos mortais por vestes que tudo cobriam).
Do outro lado, onde se encontravam muitos dos meus amigos, a escola Italiana. Esta escola valorizava outros conceitos como a juventude, o atrevimento e uma maior "abertura ideológica" onde a exposição era mais apreciada que o encobrimento das vestes.
Lamentavelmente esta guerra de ideologias nunca conheceu um fim. Enquanto que as outras ideologias da década conheceram um vencedor (o muro de Berlim caiu e o ocidente "venceu" o leste) a oposição entre as escolas Inglesas e Italianas ainda desconhecem vencedor(a). É injusto! O tema foi esquecido e só é lembrado em conversas de taberna de nostálgicos como eu.
Defendo a realização de um referendo a nível internacional que leve todos os homens adultos da minha idade a manifestar o seu sentido de voto e colocar assim um fim a esta questão de uma vez por todas. Talvez as Nações Unidas possam propôr e monitorizar o acto de forma a garantir a imparcialidade. E tudo para que pessoas como eu possam um dia contar aos seus netos: "na minha juventude, ó pequenos, éramos homens de ideologias e grandes combates..."
Ai as saudades que eu tenho dos anos 80...

6 comentários:

António Américo disse...

Grande Jeremias, finalmente alguem de reflecticar sobre um grande assunto que marcou para sempre e vincou a personalidade de muitos jovens. Eu pessoalmente, na altura, apreciava mais a escola Inglesa, mas o que recomendo é uma divisão bi-linguística e assim apreciar este binómio cultural Europeu. Saudações

Taberneiro de Serviço disse...

Duelo de Titãs? Oposição ideológica? Samantha Fox ou Sabrina? Ainda agora começou a primavera e os amigos taberneiros já falam em "oposição ideológica"? Mas está tudo doido? Eu nem quero imaginar quando se chegar ao verão....instala-se a terceira guerra mundial, sem sombra de dúvida.

Jaquim Pimpão disse...

Avé Jeremias...pela recordação fantástica, devo confessar que eu sou mais da escola latina(italiana) por conseguinte voto Sabrina, até ela veio a Portugal na passagem do ano e digo uma coisa a senhora está muito bem conservada...enquanto que a nossa amiga Samantha anda "corcunda" com o descaimento...Muito bom compadre Jeremias...

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Devo dizer que me agrada a ideia segundo Joaquim pimpão, de ver a Samantha Fox corcunda. O mesmo não se poderá dizer da “boys boys boys”, infelizmente. Sim, porque devido a estas duas senhoras, quantas teenagers não sofreram, ouvindo piadinhas e absurdas comparações com os seus atributos físicos!
Agora digam, adolescentes dos anos 80, quem nunca mandou a piadita ou pensou:”pareces a Samantha Fox!”.
Bom, até podia referir aqui que na altura também havia o Rambo, mas sinceramente, nunca gostei dele…

Helder disse...

Samantha Fox ou a Sabrina. É mesmo nostalgia!

Até houve jogos no velho Spectrum com esses nomes, mas acho que era mais marketing... pois o conteúdo a 8bits não era famoso, mas enfim, a miudagem sempre se divertia a dar “mamadas” nos bad guys. LoL

Belas recordações do séc. passado.

Jeremias disse...

Para o autor(a) "Um vodka limão":
Obrigado pelo comentário.
Sim, de facto os anos 80 também serão relembrados pelo confronto "Stallone" versus "Schwartznegger", Rambo vs Commando... também aqui a malta encontrava a sua identidade e a sua escola de combate... talvez fale sobre este grande "duelo de titãs" num próximo post... ;-)