Ora viva.
Não querendo ouvir novamente comentários do tipo: “Bolas, que assunto tão deprimente”; “ Eu fico deprimida ao ler os teus artigos”, ou ainda, “Sois tão sérios nos assuntos que tratais”, decidi uma vez mais não abordar temas tão actuais, como: a crise alimentar, o preço dos combustíveis, o desemprego, entre outros.
Hoje pretendo conceder aos nossos clientes e a vós, amigos e amigas taberneiras, uma lição sobre como poupar, ou melhor, elucidar-vos sobre quais os instrumentos financeiros aos quais podereis recorrer para aplicar as vossas poupanças (se as tiveres, pois é claro….) e deles obter o melhor rendimento possível.
Muitos dos instrumentos financeiros que, de seguida vos enumero, provavelmente muitos de vocês já ouviram falar, mas a minha intenção não se circunscreve a esta actividade. O que pretendo é a longo prazo, explicar de forma simples as características de cada um destes instrumentos financeiros, para que possam gerir da melhor forma as vossas poupanças. Quem sabe não aprendem algo mais? Eu aprendi ao estudar esta matéria, que considero verdadeiramente interessante.
No momento, faço apenas uma breve resenha dos instrumentos financeiros disponíveis, a saber:
- Depósitos bancários;
- Certificados de aforro;
- Obrigações;
- Acções;
- Fundos de investimento;
- Seguros de capitalização;
- Planos poupança-reforma e educação;
- Imobiliário;
- Futuros e opções;
- Warrants autónomos;
- Certificados;
- Instrumentos de captação de aforro estruturados;
- Ouro e diamantes.
Já vos suscitei a vossa curiosidade? Conhecem-los todos? Sabem o que é uma obrigação? E o que é um warrant?
Bem……
Frequentem regularmente a nossa humilde tasca, que é um espaço aonde se aprende sempre qualquer coisa e aonde nos divertimos imenso. Quanto mais não seja, após umas garrafinhas de tinto e uns petiscos. Sim, porque nesta tasca também se serve petiscos.
- “ Saia uma garrafa de vinho verde e umas moelas (receita concedida brevemente)….”
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Chiquita acho excelente a tua ideia em ensinar as massas essas matérias, uma vez que não são ainda parte do currículo do ensino obrigatório. Não percebo como é que o ensino obrigatório não nos ensina coisas que nos são úteis para o dia-a-dia, como o preenchimento de um IRS. Os instrumentos financeiros são uma coisa que sempre quis aprender. Espero que desenvolvas nos posts das próximas semanas!
És a consultora financeira oficial da tasca!
Beijoca.
Bom artigo, “Chiquita do Amori”, artigo digo de gestores :)
Felizmente, dei alguns dos instrumentos financeiro que enumerastes, mas sinceramente não me lembro de ter ouvido em “warrant”.
No entanto, disseram-me várias vezes que o ideal é investir em Certificados de Aforro, mas isso foi antes de ter saído a Série C, série essa que só a partir do 10º ano é que se tiram benefícios, série essa que foi lançada em Janeiro deste ano e que gerou descontentamento por parte dos aforradores, podem sempre consultar a “Portaria n.º 73-A/2008 de 23 de Janeiro” para melhor informação sobre a Série C.
Vale é sempre a pena investir em ouro e diamantes, principalmente para aquelas pessoas que por falta de tempo ou “sangue frio” não conseguem acompanhar as constantes oscilações que o mercado impera.
Haja bebida :)
Lembro-me de dar essa matéria... confesso que achei um pouco maçadora, mas é sempre bom termos essas noções. Quanto às poupanças...
Obrigada Chiquita pela informação!
Amiga Chiquita está a ser uma delícia cada vez maior ler os teus posts, pois há sempre uma coisa que nos diferencia como país, e que tu és uma digna representante...que é..."os sois...os tratais"...Esta forma peculiar e tão típica das pessoas do norte,que tão bem trazes à nossa tasca...
Quanto à poupança...só digo...e dinheiro para fazê-la???
Jaquim Pimpão
PS- Força e cabeça levantada
Acho que este "cantinho das economias" me vai ser muito útil, porque realmente ha conceitos que nao domino de todo.
E depois se nos vai ensinar a poupar, pois acho que ainda vou ficar mais fã da vossa tasca... mas concordo com o Jaquim, poupar como e onde???
Venham as soluções...
Enviar um comentário