domingo, 11 de maio de 2008

Energias alternativas

Tal como já tinha mencionado a semana passada vou voltar à "carga" com mais um post sobre energia.


Embora não sendo propriamente uma novidade, tomei conhecimento de que certo Presidente de Junta de Freguesia foi multado por produzir biodiesel para utilizar nos veículos do referido organismo.


Ao que parece o motivo desta multa deve-se ao facto de, por um lado o senhor não possuir o devido licenciamento para a produção de biodiesel e por outro lado pelo facto de ter "lesado" o estado em matéria de impostos.


Como é possível que hoje em dia continue a haver um proteccionismo tão grande a favor das petrolíferas? É que o motivo para a não legalização da produção deve-se ao facto de que a quota de biodiesel que se pode produzir neste país já estar açambarcada (eventualmente por meia dúzia de tubarões).


Quanto ao facto do estado ter sido "lesado", parece-me que há quem continue com a vista muito curta, pois se o estado foi "lesado" em 7 ou 8 mil euros de impostos nestes últimos quatro anos, se continuar-mos a utilizar combustíveis fósseis e não fizer-mos nada para inverter esta situação, vamos pagar a factura bem mais cara daqui a 15 ou 20 anos, não só ao nível de dinheiro mas também a nível do meio ambiente.


Na minha opinião a lei que regulamenta estas quotas deve ser alterada em prol do bem estar de todos nós, agora e no futuro. Se não houver "disponibilidade" para que quem de direito o faça de espontânea vontade e num curto espaço de tempo, penso que o que se pode fazer é um baixo-assinado a nível nacional que obrigue à alteração da referida lei.




Por falar em "cargas", bebida exclusiva da nossa tasca:


Power pa naite: 1,5 eurols (preço simbólico)



Traçadinhos

Auto da Tasca - Zé Manel

4 comentários:

Jeremias disse...

Pois é... cada vez mais se torna imprescindível a "descentralização" de certas acções... a produção de energia será uma delas podendo cada um de nós, por painéis fotovoltaicos, eólicos, etc, produzir a nossa própria energia (autoconsumo) e até vender o excesso para a própria rede eléctrica. Segundo sei, em Espanha já se faz isto, podendo um cidadão privado comprar um terreno para criar "quintas solares".... talvez o nosso primeiro-ministro, tão amigo do ambiente que é, possa rapidamente trazer/incentivar estas iniciativas aqui.

António Américo disse...

Enquanto houver o "compadrio com as petrolíforas os combustiveis fosseis forem uma elevada fonte de rendomento para o estado em impostos, estas situaçóes irão existir. Lembro que do preço que pagamos do gasóleo ou gasolina.
Este "show off" todo à volta das energias renovaveis, só está a seguir o seu caminho, porque está nas mãos de grandes grupos economicos e conseguem ter um aposição demarcada, porque se fosse um qualquer imdustrial que quizesse implementar um projecto desta invergadura, afogavasse em borucracia...

Jaquim Pimpão disse...

É bom haver alguém que coloque este tema das energias renováveis, sempre em dia porque nunca é demais neste país que tanto desperdiça e tanto se queixa..."Deus" foi tão "injusto" connosco que nos deu "só" maior costa marítima da UE e o país com maior nº de horas de sol mesmo assim queriamos mais, desaproveitando o que temos...
E a culpa não é só dos governos é também e muito da sociedade e de cada um de nós...
Quantos de nós já ouvimos dizer..."ah não faço reciclagem porque os contentores estão 'longe'"...normalmente duas ruas ou três afastados e bem porque não é possivel nem racional ter contentores por habitação ou prédio, no entnato é isto que se exige...

PS- A direcção da Tasca adverte que o "Power Pá naite" é uma bebida que pode provocar alterações psiquicas com consequências no comportamento normal como se pôde comprovar num certo bar algures na nossa vizinha Espanha...
Jaquim Pimpão

Torrão de Alicante disse...

Olá!
Infelizmente é o pais que temos, em vez de mudarem a lei e de tratarem este caso como um exemplo a seguir, multa-se quem quer reduzir custos, ajudar o próximo e proteger o ambiente... É altura de se começar a mudar de atitude.
Quanto ao power pá naite, qual RedBull, este é muito melhor!!!
Pipas de Vinho,
Torrão de Alicante