sexta-feira, 23 de maio de 2008

Espaço culinária ( Bolo de Chocolate)

Ora viva a todos.
Fruto da minha má disposição e da minha enxaqueca, hoje não me vou pronunciar sobre nenhum tema da actualidade, nem tão pouco sobre o assunto da semana - preços dos combustíveis. Muito embora, fosse um tema sobre o qual faria todo o sentido voltar a debater na nossa tasca, pois seria mais uma contribuição para que, de uma vez por todas se colocasse um ponto final na especulação de que estes estão a ser alvo. (Fomentar o debate, é essencial nestas situações).
Mas como vos dizia, não estou bem disposta. Estou extremamente aborrecida. E nestas situações, para mim nada melhor do que chocolate. Logo pensei que, seria até boa ideia inovar e depois de reservarmos na tasca espaços dedicados à banda desenhada, aos temas cor de rosas, porque não um espaço dedicado à culinária?
Para começar, dar-vos-ia a receita de um belissímo bolo de chocolate.Bom apetite....


Ingredientes

125 g de manteiga
1 tablete de chocolate amargo (200 g)
250 g de açúcar
100 g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
6 ovos
1 colher (sopa) de manteiga

Preparação

Tire duas barras à tablete e guarde-as. Derreta o restante chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. junte-lhe o chocolate e manteiga derretidos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e as claras em castelo, mexendo sempre. Vaze o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno para cozer. Entretanto, prepare a cobertura derretendo o restante chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Uma vez o bolo cozido, deixe arrefecer e cubra-o com este creme.

7 comentários:

Jeremias disse...

Muito bem lembrado sim senhor!!! Já só nos faltava o momento de culinária!!!

E logo chocolate! Grande ingrediente! Põe toda a malta bem disposta!

Kika disse...

Hummm... este post deixou me com água na boca... Que óptima sugestão para o fim de semana!!! Nada melhor para nos deliciarmos que um apetitoso bolo de chocolate.
Obrigada pela receita
Bom fim de semana

Catraia_Sofia disse...

:))
Sugestão aceite! :))

Helder disse...

Quando é que um apetitoso bolo como este fica à venda na tasca?

Gostava de provar uma fatia :)

Chiquita do Amori disse...

Ainda bem que gostaram....

Jaquim Pimpão disse...

Sim senhor...gostei muito, boa ideia e bom post...os meus parabéns Chiquita...no entanto quero deixar bem claro que as receitas tem que ser experiementadas primeiramente pelo proletariado da tasca e depois os clientes...
Por tanto agora é pensares numa forma de dares a provar à malta até por uma questão de segurança para os nossos clientes...lol...

Jaquim Pimpão

Wizard disse...

Ai a linha, ai a linha...
Mas também de que adianta malta ignorar essas coisas e num saborear o que a vida tem de bom?