segunda-feira, 12 de maio de 2008

A vida frenética do nosso tempo

Todas as pessoas ligadas ao sector da saúde dizem que para termos uma vida saudável devemos fazer uma alimentação correcta, desporto, umas boas horas bem dormidas, etc…
Problema: como fazer isso tudo com o ritmo de vida que a sociedade nos impõe?

- Para podermos fazer uma alimentação saudável devíamos ter horários certos e comer comida caseira. Mas como fazê-lo se estamos sempre a contar os minutos, queremos terminar uma coisa antes de comer e quando olhamos para o relógio já estamos atrasados para a reunião (para quem trabalha) ou para uma aula (para a malta que estuda).

- Para podermos fazer desporto não podemos concluir algo que já devia terminado ontem e que não terminamos porque tivemos que fazer outra coisa no seu lugar.

- Para podermos dormir, não podemos fazer desporto nem comer a horas porque ainda temos que terminar a referida tarefa.

Será que nos dias que correm podemos de facto levar essa vida saudável e sem stress???

Não me parece. Há dias que ando a dormir 4 e 5 horas por noite (e como eu muita gente) porque há sempre algo por fazer…
Penso que levar uma vida saudável não passa de um paradigma inatingível. E no fim de tudo pergunto-me que vantagens temos em levar uma vida assim?

Pipas de vinho!
Torrão de Alicante

(P.S. : Bem precisamos do power pá naite!)

7 comentários:

Jaquim Pimpão disse...

Torrãozinho good post...no entanto como "fanático" do desporto...devo dizer que discordo em alguns pontos...
Tens razão na "falta de tempo", mas eu diria "má gerência do tempo" e depois vamos bater no ponto da "preguiça"..."eu até gostava de fazer mas o desporto que eu gosto não há aqui ou é muito longe"...para se praticar desporto como tu bem sabes é preciso ter vontade,disciplina de rotinas e espírito de sacrifício físico sem estes pressupostos é complicado...
Os ginásios tem horários alargados tanto de verão como de inverno, as piscinas também e a rua está sempre aberta portanto com disciplina de horários tudo se consegue...é preciso saber gerir...e eu posso falar porque trabalho a full-time, estudo e ainda tenho um part-time e consigo praticar desporto...não durmo as horas que devia é verdade...mas dava em doido se não conseguisse praticar desporto...

PS- Atenção que o "Power pa naite" em excesso provoca reacções emocionais...

Jaquim Pimpão

Jeremias disse...

Concordo com a Torrão e o Pimpão. O problema é serio, é essencialmente ocidental, e tem consequências graves como a obesidade e o stress.
Infelizmente só damos conta dele quando a coisa estoura e temos os primeiros ataques cardíacos e crises de choro e ansiedade... espero não chegar a esse limite e começar, já hoje, a tentar "regular-me".

Bom alerta Torrão!

António Américo disse...

penso que já foi dito tudo pelos meus camarada taberneiros. eu proprio sou um adepto do desporto dealta competição, etive um bocadinho assim dir aos Jogos Olimpicos de Pequim na modalidade de Levantamento... copos claro...

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Costuma-se dizer "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer"... será que se formos para a cama bem cedinho, não precisamos de fazer desporto? ou fazemos desporto na cama? (hum...) teremos mais saúde deitados? crescer o quê? será que vou chegar aos 1,75 mts?
Será que este provérbio ainda é viável? nos das de hoje, deitar cedo não existe,refeições, fora de horas, desporto é mesmo para quem tem tempo ou para quem o souber gerir como diz jaquim pimpão... realmente, como fazer tudo isso?

Kika disse...

Ansiedade, depressao, crises de pânico, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardiacos... sao apenas algumas das doenças mais vulgares do seculo como consequencia da vida frenética a que estamos sujeitos!!! Quanto ao desporto, concordo com Jaquim Pimpao, é preciso vontade, espirito de sacrificio e saber gerir bem o seu tempo o que nao é facil nos dias que correm!!!

Helder disse...

Bom, agora que a minha gestão de tempo me permitiu vir aqui deixar um comentário, vi que muito já foi dito. LoL

Falando no meu caso, e em relação ao desporto, na altura em que trabalhava e estudava tive de deixar a competição em Stand-by, mas não deixei de dar as minhas voltinhas sempre que o tempo (atmosférico) o permitia.

Há que ter opções, e, ou era a competição ou os estudos, o tempo na altura não dava para mais.

Agora, tempo tenho tido, mas perdi um pouco a “pica” das competições… as finanças não ajudam a andar em provas aqui e acolá (e não há patrocínios para tudo), mas se ando mais do que andava, lá isso ando. :)

Uma coisa me faz impressão, e é ver muitas jovens a encherem-se de anti depressivos e outras “drogas” do género. Julgo ser efeitos dos tempos que correm.

Desconhecido Frenético disse...

o inatingivel é proporcional ao nosso espírito de sacrificio e é uma meta dos ganhadores. Os ausentes de metas, sejam qualquer que sejam a sua natureza, são o vazio que cada vez mais preenchem os inuteis.