quinta-feira, 15 de maio de 2008

Vinte grãos de arroz

Na sequência do meu post anterior, onde falei do problema do aumento de preço dos cereais, venho hoje dar-vos a conhecer uma micro-solução para o problema em que todos podemos contribuir diariamente: doar arroz a preço zero.

O conceito é simples e nem sequer é novo: 
1 - Vamos a um site.
2 - Por termos visitado e participado na actividade do site é doado uma pequena quantia de arroz pago pelas empresas que se anunciam nesse site.

O site que vos proponho é o Free Rice (www.freerice.com). O site faz-nos entrar num jogo de sinónimos onde "brincando" e acertando no sinónimo doamos 20 grãos de arroz de cada vez. Eu vou tentar usá-lo diariamente e tentando acertar em 5 sinónimos tentarei dar diariamente uma pequena contribuição de 100 grãos de arroz. Mas não há, tanto quanto sei, um tecto máximo. Podemos brincar diariamente até nos fartarmos e fazer uma contribuição maior.

A credibilidade do site? Parece ser elevada. Ele inclusivamente foi mencionado numa pequena reportagem da CNN que pode ser vista aqui

Um site a colocar nos vossos "favoritos".

8 comentários:

Desconhecido Frenético disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desconhecido Frenético disse...

Vele sempre a pena ajudar. Com um pequeno gesto alimentar uma grande causa.

António Américo disse...

O nosso taberneiro jeremias, sensível a estas causas nobres. eu hoje já contribuí com um punhado de arroz...
Grande abraço

Kika disse...

Eu também ja dei a minha contribuiçao...

Helder disse...

Já por lá passei e deixei o meu contributo.:)

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Vou agora dar o meu... obrigada Jeremias, vou passar palavra.

Jaquim Pimpão disse...

Meu amigo Jeremias felizmente que existem "ingénuos" digo isto apenas para que me expliquem como é que o preço do arroz aumentou e vai aumentar numa espiral idêntica à do barril de crude...quando a produção mundial para este ano prevê a duplicação do ano anterior...é verdade...
E sabiam os meus amigos que há pessoas e empresas neste mundo a "queimar" cereais para manter os preços elevados?é a mais triste das verdades...

Jaquim Pimpão

Helder disse...

Joaquim Pimpão,

Ouvi num debate da televisão Portuguesa, que um dos motivos que influenciam a falta de cereais e seu aumento de preço no Mundo (no caso a soja) tinha a ver com facto de certas sociedades estarem a mudar os seus hábitos de alimentação, mais propriamente a China. Principal produtor de soja.

Referia um dos intervenientes, que para produzir 1Kg de carne, eram precisos em média 8Kg de Soja.

E daí, facilmente cheguei às questões:

Quantas famílias se alimentam com 1Kg de Carne?
Quantas se alimentariam com 8Kgs me Soja?

E fazendo citação da última frase do post “Por uma espiga de milho” debitado por Jeremias:

“As nossas acções têm consequências muito sérias nos mais desafortunados do planeta.”