quinta-feira, 22 de maio de 2008

Consciência Global

Qual é a consciência que um cidadão português tem sobre o mundo que o rodeia se se limitar aos media que por aqui se produzem?
Neste mês que passou duas catástrofes naturais fizeram notícia: o ciclone em Myanmar fez, até ao momento, 80.000 mortes e o terramoto na China fez, também até ao momento em que escrevo estas linhas, 50.000 mortes.

Como reage a imprensa a estas calamidades naturais e consequente sensibilização ao público?
Deixo-vos aqui as 3 manchetes de jornais online do dia 12 de Maio, quando começaram a surgir as primeiras informações sobre a tragédia na China. Que diferenças notam na sensibilização a esta questão por parte da imprensa dos EUA, Inglaterra e Portugal?

Sem comentários:


CNN (Estados Unidos da América):
Nearly 10,000 reported killed by China quake.


BBC (Reino Unido):
Thousands dead in Chinese quake.


TSF (Portugal) :
EURO2008: Maniche ausente, Jorge Ribeiro convocado.

PS: Gostaria de convidar a Kika, uma das nossas freguesas, a escrever o post da próxima Quinta-feira.

4 comentários:

Kika disse...

Obrigada Jeremias pelo convite.
Quinta feira estarei estão de serviço na vossa tasca.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Parece que só os números interessam... quanto maiores os números, mais fantástica a reportagem... tanto se fala de golos como se fala de pessoas... pois, eles estão lá... bem longe não é?...

Jaquim Pimpão disse...

A mim parece-me que nisto tudo o egoísmo e o individualismo reinante nas sociedades ocidentais é que manda portanto não há tempo para ajudar os outros...
Por outro lado meus amigos muitas das mortes na China devem-se a um problema comum a Portugal que é a má construção, pode ser que agora os governantes chineses ganhem consciência e invistam os rios de dinheiro que tem ganho fruto de crescimentos da economia anuais na casa dos 15%.
Quanto aos nossos governantes vão optando pela via "chinesa" quando acontecer a gente mexe-se.
Se tem dúvidas comparem sismos com a mesma magnitude no Japão e nos USA, e verifiquem o número de mortos e o valor dos estragos...

Jaquim Pimpão

Chiquita do Amori disse...

Ó amigos não me parece que seja bem assim.......
Todos os dias, as notícias veiculadas sobre as tragédias da China e de Myanmar são uma constante na comunicação social e ajuda internacional é um facto, embora a receptividade não seja a melhor por parte de um destes países.
Só espero é que, depois desta grande catástrofe, a China seja mais humilde e repense no caso do Tibete.