segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ensino Português VS Espanhol

Bom dia caros taberneiros e clientes!!
Hoje venho fazer uma reflexão sobre o ensino (superior) entre Portugal e Espanha.
Sei que ñ será mt credível em termos espanhóis mas aqui vou-me cingir apenas à realidade que conheço.
No que diz respeito às condições (materiais, pavilhões, etc.) temos muito que “pedalar”, estamos a anos luz da realidade de nuestros hermanos.
A escola que frequento aqui é enorme, com muitos espaços verdes, muitos pavilhões de aulas teóricas e de laboratórios para as práticas. Perdi o conto às salas de acesso livre com imensos computadores. Dotada de uma biblioteca geral enorme (3 pisos) e umas quantas bibliotecas mais pequenas. Com um espaço denominado “centro comercial” que tem um restaurante, uma livraria, uma estação de correios e algumas filiais de diversos bancos.
A prática desportiva ñ foi esquecida tendo um relvado para futebol, rugby, etc., pistas de atletismo, vários campos de ténis, um espaço de volei de praia, um pavilhão gimnodesportivo, outro ao ar livre.
As universidades portuguesas já nos sabemos como são, se não chover dentro da sala é uma sorte e andamos sempre com receio que caiam bocados de tecto. Espaços verdes é um luxo que só algumas universidades têm direito. Quando vemos uma escola com uma biblioteca grande achamos que é uma loucura e que os alunos que lá estudam têm sorte. Mas afinal para onde vão as nossas propinas? Para acréscimo de qualidade não será certamente.
Em relação às condições físicas da escola os espanhóis não se podem queixar mas e relativamente aos métodos de ensino/aprendizagem??
Isso há muito para dizer, ficará para uma próxima oportunidade.

Pipas de Vinho!
Torrão de Alicante

P.S.: Acabamos de introduzir caipirinha na nossa lista a pedido dos fregueses

9 comentários:

António Américo disse...

Espanha tem investido na educação, e exemplo disso são as infra-estruturas do ensino em geral, tal como outros países da Europa. O resultado está a vista de todos. Portugal quando tiver uma sistema de ensino, que prepare realmente os jovens para o mercado de trabalho, garanta um desenvolvimento social equilibrado, poderemos estar no topo

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Também temos boas universidades por cá... falando em bibliotecas, já conhecem a José Saramago, da ESTG Leiria? Vale a pena visitar... e a Universidade de Aveiro? Também é enorme, tb tem espaços verdes...tem campos desportivos... por aqui tb se fazem investimentos... mas para além de boas estruturas, também precisamos de bons professores... e esses, também sei que os há...

Torrão de Alicante disse...

Ola de novo!
Respondendo a "hum...vodka limão, p.f." já conheço as duas bibliotecas que falas mas ficam muito aquém do que se vê por cá.
Pipas de vinho.
Torrão de Alicante

Chiquita do Amori disse...

Não digo que não tenhas razão quanto a uma das realidades que conheces (Universidade de Coimbra) mas amiga Taberneira Torrão de Alicante quando conheceres a Universidade do Minho (pólo de Gualtar/ Azurém) terás outra opinião. As bibliotecas são fantásticas, salas enormes e confortáveis e é claro espaços verdes, nomeadamente no pólo de Azurém. Mas que espaço verde....com o castelo de Guimarães tão próximo. Em Coimbra paga-se o prestígio e não tanto condições físicas do espaço aonde permanecemos durante alguns anos. Não se pode ter tudo, mas realmente tens razão. Para onde vai o montante que pagamos pelas propinas?

Catraia_Sofia disse...

Conheço algumas universidades Portuguesas e realmente deixam bastante a desejar em tantos aspectos.

Estive recentemente na Universidade de Braga e gostei mas... concordo contigo, "nada a ver" com Espanha. E não estamos a comparar com a melhor universidade de Espanha, porque se estivéssemos... seria ainda maior a diferença!

Talvez um dia, quem sabe... isto se, é claro, não acabarem com as Universidades do interior (os cortes orçamentais e o pouco investimento nelas provoca isso...)!

Jeremias disse...

O campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que conheço muito bem, tem uma envolvência fascinante, uma vez que foi construído "dentro" de uma antiga quinta. Os espaços verdes são lindíssimos e a convivência com os espigueiros, tractores e agricultores fazem do Campus da UTAD um dos mais bonitos que já vi.
Isto, claro, falando do lado de fora. Por dentro (em termos de docência, infra-estruturas, equipamento, etc) tem ainda muito que percorrer. Mas não podemos dizer só mal. Como disse a Vodka, a biblioteca José Samarago é excelente em termos de equipamento e serviços. A da Univ. de Aveiro, que também conheço, também. Vão-se fazendo coisas boas por cá e espero que sirvam de exemplo para as universidades/politécnicos mais atrasadas.

PS: Torrão, estás mesmo um torrãozinho ;-)

Kika disse...

Acredito que em termos de infra estruturas, os espanhois estejam mais bem preparados que nos, relativamente aos metodos de ensino, alguns profissionais espanhois que vêm exercer algumas actividades para o nosso país deixam um bocadinho a desejar, nomeadamente na área da medicina...


Obrigada Torrão pela inroduçao da caipirinha :)))

Helder disse...

Muito se tem feito a nível de infraestruturais, mas muito se poderia fazer se não fossem “os cortes orçamentais e o pouco investimento” que _aifos_ refere, e quando se refere ao interior nota-se mais. E tal interior não é só referente ao Português como também o Espanhol, eles também se queixam de certas falhas, principalmente o pessoal aqui desta zona raiana.

Em relação aos centros de ensino superior, e dos que conheço, gostei realmente das condições da biblioteca “José Saramago, da ESTG Leiria”, até já fiz referencia sobre certos aspectos dessa escola junto dos meus docentes.

Em relação a espaços verdes, a ESTG Leiria deixa muito a desejar, principalmente no parque de estacionamento, e nisso a ESTG onde estou ganha em muito, e irá estar bem melhor quando certas árvores estiverem bem maiores.

Em relação a edifícios, o do ESTG onde estou é moderno demais para o local onde está, as cortinas (tapa sol) que se vêm ao longo das janelas deveriam de abrir e fechar automaticamente segundo o sol, mas tal não foi feito e a causa julgo ter sido falta de verba, os edifícios da ESTGL a meu ver estão mais enquadrados com a sua envolvente.

Agora, passado para as Universidades: o edifício da UEvora, acho-o lindo. A de Coimbra, por fora não está mal, mas o interior… e pelo pouco que vi, notei-o um pouco húmido e sombrio.

A Universidade de Badajoz, só lhe conheço o exterior. E não é algo que me fascina, muito embora o pouco que se vê do edifício seja bonito e moderno, em relação a espaços verdes, vejo que é tudo muito seco, e eles que têm o Guadiana ao pé.

Em relação a recursos humanos, e como só conheço a realidade daqui, não posso fazer comparações. Posso é referir que, por aqui, o pessoal se dá bem com os professores, há uma chamada de relação mais familiar, em que, os professores não nos tratam como números.
No meu caso, tenho até professores que chegaram a andar na mesma escola que eu, ou os pais deles me deram aulas.

Jaquim Pimpão disse...

Existe um site que mostra através de mapas animados, o mundo nos seus diversos
aspectos, "engordando" os países ou "emagrecendo" consoante os diferentes itens de comparação...
Um desses itens é a educação/riqueza e aí os países do norte da europa e do hemisfério norte ficam "gordissimos" apesar das riquezas naturais escassearem...
No entanto investiram no maior bem e riqueza a educação da população(caso mais flagrante Irlanda)...
Podem ver os mapas no site
http://www.worldmapper.org/

Jaquim Pimpão