quinta-feira, 29 de maio de 2008

O meu chama-se Tommy e o vosso? (Por Kika)

Vou abordar um tema, que para mim me preocupa e me choca particularmente, talvez pela ligação que tenho, desde pequena com animais que são os maus-tratos animais.
De facto, podem-me perguntar se não deveríamos nós combater/ abordar problemas mais graves, como crianças a morrer de fome, em vez de nos preocuparmos com animais. Na verdade, existem problemas mais graves que outros, no entanto, não são desculpa para ignorarmos os problemas menos graves, como é o caso.
A situação que mais me aflige e pergunto o que vai na consciência das pessoas quando o fazem é o abandono de um animal de estimação!!! Porque? Como são capazes?
Sabe se que uma das principais causas são as adopções impulsivas (98%), muitas pessoas adoptam um animal sem pensarem bem se realmente o queriam, o que acontece é que, muitas vezes, esses animais voltam á organização protectora, outros são abandonados em canis municipais, ou na rua sujeitos a maus tratos, fome, frio e consequentemente a morte.
Outra situação que me entristece profundamente é as centenas e centenas de cães condenados a uma liberdade condicional, acorrentados!!! Uns dormem dentro de um bidão, outros numa minúscula casota degradada, para já não falar naqueles que dormem no cimento, na lama, sem água fresca á disposição. A maioria nunca passeou, nunca teve o prazer de brincar, nunca foi acarinhado!!! Porque? Para quê ter um animal nestas condições?
São inúmeras as situações de maus-tratos que se podem abordar, mas ficam apenas estas duas para reflectirmos. Pensem bem antes de ter um animal, seja qual for. Os animais têm direitos e existe legislação que os protege, denunciem todas as situações de maus-tratos, as coimas aplicadas aos infractores podem atingir os 3. 740 Euros (o que ainda é pouco). Não fique indiferente e ter um animal e sabê-lo tratar bem é tão bom, tão recompensador!!! O meu chama-se Tommy e é uma doçura.

Por fim, deixava uma sugestão a todos os clientes e futuros clientes desta tão nobre tasca, ouvi dizer que se anda a servir muita cerveja light (chega o verão, as dietas e por ai…), meus amigos esqueçam lá isso. A diferença em calorias não é significativa e um bom apreciador de cerveja diz que é como compararmos o Mcdonald´s a um restaurante de 5 estrelas, portanto venha a cerveja convencional bem geladinha, acompanhada com uns deliciosos tremoços… hummmm…
Obrigada Jeremias pela oportunidade de participar na vossa tasca.

Kika

10 comentários:

Jeremias disse...

Obrigado Kika, pelo teu contributo para esta tasca.

Hoje já se começa a reconhecer o valor que os animais têm na nossa vida em termos das relações afectivas que desenvolvemos com eles. Lembrou-me agora de como os burros e cavalos são usados com fins terapêuticos com crianças com necessidades especiais. Talvez ainda esteja para nascer esta ciência de afectos onde isto podia ser estudado com mais profundidade mas acho que começamos a tomar os primeiros passos para uma consciência mais global do valor da vida sobre a Terra.

Anónimo disse...

Este assunto merece toda a atenção. Infelizmente há gente capaz de tudo. É pena que a nossa lei não esteja devidamente preparada para actuar nas situações de maus-tratos a animais. Apesar de haver as tais coimas, duvido que alguma vez estas tenham sido aplicadas.
É fundamental haver uma maior informação e sensibilização da população, fundamentalmente das crianças e dos jovens para a situação de abandono e maus-tratos a animais domésticos. A educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais.
“Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade” Leonardo Da Vince

PS: A cerveja geladinha acompanhada com uns tremoços parece-me muito bem. E se for com uma bela companhia, numa esplanada à beira mar, ainda me parece melhor.
Interessada?

Beijos e Abraços

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Concordo contigo Kika.
Embora possamos falar de assuntos mais graves, este assunto também é muito importante. Agora que se aproximam as férias, vamos notando cada vez mais esses animais, outora companhia de alguém, a vaguear pelas ruas. Sempre tive animais de estimação desde criança. Compreendo bem o que sentes quanto ao seu abandono. Um animal de estimação é também um membro da família (não interpretem isto mal p.f.). Vivemos as suas alegrias e vivemos as suas tristezas, o seu envelhecer, as suas doenças e a sua morte. Quem os tem ou teve, sabe do que falo. Lamento também não haver nenhuma entidade a quem possamos recorrer aquando da morte destes animais. Infelizmente, quando isso acontece, cabe ao próprio dono desfazer-se do mesmo, quer tenha condições para isso ou não.

Tem que haver a consciência de que os animais de estimação não são meros brinquedos que se deitam fora quando nos fartamos...

Enfim, e falando de cerveja...já que ainda está frio para a esplanada, que tal uma "Guiness" aí na tasca?

Podemos brindar ao Jaquim Pimpão, já que faz anos hoje! Parabéns!

António Américo disse...

O meu chamavasse Bill. Sim eu tive um Cocker Spaniel chamado Bill, Era um cão espectacular, e em casa era como se fosse um membro da familia. Os animais devem ser tratados decentemente, não é preciso chegar a extremos, mas elo menos devem ter um espaço proprio, serem passeados e sobretudo terem um pouco de afecto. Só assim podemos usufruir em pleno de tudo o que eles têm para nos dar.
grande abraço ao pimpão, afinal não é todos os dias que se vai em peregrinação ao "lugar Sagrado" he hehe...

Torrão de Alicante disse...

Boas tardes!
A mim tb me custa imenso ver essas situacoes,eu ja levei uma gata que encontrei na rua quase a morrer de fome e cheia de pulgas e carraças para casa. Como vivo num apartamento levei-a para uns familiares q tenho n campo para poder andar a vontade,agr esta linda e grande, é bem tratada e acarinhada, chama-se Lucky (por ter escapado da morte certa, esta teve sorte). Em casa tenho um casal de periquitos, uma tartaruga e uma porquinha da índia,todos são da família!
Temos que começar de facto a fazer qqr coisa, por exemplo por forçar que se mude a lei para penas mais pesadas aos infractores.
Bom tema!!Parabéns e agradecemos a participação na tasca.
Pipas de Vinho!
Torrão de Alicante

António Américo disse...

Para completar o comentario, queria agradecer a Kika pela sua participação e tambem pelo seu excelente post. É um tema muito interessante e que deve ser lembrado porque se tratarmos bem os animais, concerteza seremos tambem melhores com as pessoas.

Kika disse...

Para a vodka com limão:

Aquando a morte de um animal, embora nao haja uma entidade própriamente dita a quem recorrer, pode se sempre ir á clinica veterinária e eles próprios tratam do "funeral" do animal, é claro que isto tem custos, mas é uma boa opção.

Os meus parabens ao Joaquim Pimpão, um dia feliz.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Obrigada Kika, mas tentámos isso e eles não se responsabilizaram mesmo pagando... foi assim que descobrimos não haver a quem recorrer... :( mas obrigada

Chiquita do Amori disse...

Mais uma vez, Kika obrigada pelo teu contributo.
Tens razão naquilo que dizes, realmente os animais são muitas vezes mal tratados. Tem que existir obrigatoriamente maior sensibilização....
Mas olha, para nosso conforto no outro dia, fui ao supermecado Pingo Doce e estava lá um sr. na charcutaria a comprar um frango assado para o seu animal. Ficamos todos surpresos.
Perante tal ocorrência, vamos pensar que nem toda a gente trata mal os animais e apostar na sensibilização. Por ti, aqui na tasca já foi dado um contribuito. Boa.....

Anónimo disse...

KIKA,
Só agora cá cheguei,andei POR AÍ...
o tema interessa-me.Prometo abordá-lo mais à frente.

Por agora,
Haja Saúde