sábado, 31 de maio de 2008

Quero Sol!

Costuma dizer-se que quando não há mais nada para dizer fala-se sobre o tempo. Nuno Markl, nesse programa de rádio fabuloso que animava as minhas manhãs na Comercial - "O homem que mordeu o cão" - chegou a apontar esta temática como um dos seus famosos "desbloqueadores de conversa"!

Estou fartinha de um mês de Maio praticamente inteiro sem ponta de sol, com a chuva constante e frio! Estamos na Primavera!!!! Quero andar de manga curta! Quero ouvir os passarinhos a cantar, quero o solinho suave sem os 40º de Agosto, quero as árvores repletas de flores. Quero!!!

Ainda me lembro de ser criança (sim, eu sei que já foi há muito tempo!) e das estações do ano realmente existirem.

Estamos a começar a pagar o preço da exploração do planeta e dos seus recursos e, a continuar assim, as coisas não vão melhorar...

De qualquer forma, senhor S.Pedro, se pudesse enviar-nos uns dias de sol eu ficava-lhe muito grata!

P.S. Até porque sem sol não podemos abrir a esplanada da tasca! E um martini na esplanada sabe tão bem!!!

Imita Alces

9 comentários:

Torrão de Alicante disse...

Bom dia a todos!
Aqui hj tb chove mas a grande vantagem destas paragens é q se pode andar de manga curta, ha 3 meses que ñ visto outra coisa. Posso vestir 1 casaquito p cima mas nada de mais.
Já se dorme só c o lençol na cama, nada de cobertores.
No outro dia fui dar uma volta a pé cerca das 23h, e estavam 23º na rua :P ah pois é!!! Como gosto do sul!
Pipas de Vinho!
Torrão de Alicante

Anónimo disse...

Já dizia o super hiper mega conhecido grupo internacional "Fúria do Açucar" e eu concordo por inteiro que:
no Verão os dias ficam maiores
no Verão as roupas ficam menores
no Verão o calor bate records
e os corpos libertam seus suores
eu gosto é do Verão
de passearmos de prancha na mão
saltarmos e rirmos na praia
de nadar e apanhar um escaldão
e ao fim do dia bem abraçados
a ver o por-do-sol
patrocinados por uma bebida qualquer ( eu voto numa caipirinha qualquer).

No entanto com as alterações climáticas que se têm verificado, não sei mais quantos Verões nos restam.
O risco é enorme para o planeta e para as gerações futuras e obriga-nos a agir com urgência. Cada um de nós pode e deve fazer a diferença. Mesmo as mais pequenas alterações na nossa rotina diária podem ajudar a evitar as emissões de gases de efeito de estufa sem afectar a nossa qualidade de vida. Na realidade, podem até representar uma poupança de dinheiro.
Vamos todos ajudar...

Beijos e Abraços

Jeremias disse...

As alterações climatéricas são uma realidade mas os mecanismos que são responsáveis por elas ainda não estão suficientemente bem estudados (dada a complexidade e magnitude do fenómeno em estudo).
Embora eu acredite na teoria da "acção humana", que foca o impacto da poluição no clima, a verdade é que esta é "apenas" uma das muitas teorias (embora seja a mais popular, mais defendida e, possivelmente, aquela que mais estudos apresenta a fundamentar a sua tese). No entanto há outras teorias sobre a mesa, como o facto de as alterações climatéricas serem uma constante ao longo da história do planeta (a idade do gelo é um exemplo).
Para grande tristeza minha, a teoria da acção humana é muitas vezes usadas por pessoas que têm outras preocupações em mente e dão má credibilidade à teoria. Falo dos muitos activistas políticos que a usam para atacar os Estados Unidos como "maior contribuidor para o problema". Os partidos, com as suas agendas políticas, não deviam usar o argumento ecológico para atacar os seus opositores sob o risco de acabarem por dar um mau nome a uma legítica e pertinente teoria científica.

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Tens razão Taberneira, estes dias tristes parecem não ter fim. Também quero sol,calor, mangas curtas e sandálias...

Torrão, já que aí há SOL, será que podias abrir aí uma filial? Não me importava nada de fazer a viagem só para aproveitar esse bocadinho de Verão...

Jaquim Pimpão disse...

Pois é, agora imaginemos o centro da europa que convive com este clima 9 meses por ano...Concordo com o nosso amigo Jeremias...Realmente Torrão as noites aí são do melhorzinho...
Portanto procura-se morto ou vivo o Sol, quem souber do seu paradeiro é favor informar aqui a tasca que nós organizamos uma brigada de salvamento...
A última vez que foi visto foi algures por meados de Abril...

Jaquim Pimpão

Hum... vodka limão, p.f. disse...

Jaquim Pimpão, essa foi engraçada! ha ha ha ;)

Torrão de Alicante disse...

Boa tarde!
"Hum... vodka limão, p.f." de facto ñ seria mal pensado abrir p aqui uma filial pois com estes dias mais quentes o que apetece? Uma jola bem fresca com "tramoço" e "minuin", ou um martini servido à moda da Tasca ou mesmo um vodka bem "arreado". Acho que aqui o negócio iria ser bom.
Vamos ver isso!
Pipas de Vinho!
Torrão de Alicante

Kika disse...

Pois é!!! Ondes andas sol que tanta falta nos fazes!!! Mas alegrem se taberneiros e clientes que as previsões para os próximos dias são optimistas, prevem se 31graus para esta sexta feira, pelo menos para estes lados mais a sul do país, ou seja, sol, praia, mar e calor (assim o espero).

Para o Jeremias:

De facto, o que se fala mais é que as alterações climáticas devem se, em parte, á emissão de gases com efeito de estufa, sendo estes responsáveis pelo aumento da temperatura. Eu também acredito na teoria da "acção humana", mas é como tu dizes é apenas umas das..., na verdade a humanidade está sujeita a factores naturais que estão presentes na alteraçao do clima ( a luminosidade do sol, alterações da órbita terrestre, vegetação, oceanos, neve, gelos... bem lembrado a Idade do Gelo...)
A questão dos EUA é pertinente, sendo um dos países industrializados mais ricos e com uma maior emissão de gases de efeito de estufa, porque é que não assinou o Protocolo de Quioto??? Não seria este um pequeno passo para minorar os efeitos das alterações climáticas?? Nao seria também uma forma de cooperação internacional na área da protecção ambiental?
Ficam as questões

António Américo disse...

Mas ha tambem cientistas que defendem que a terra tem o seu proprio ritmo, isto para dizer que, tem havia uma acção do homem que tem provocado alteraçoes no meio ambiente, a natureza tem-se adapatdo. Se a acção do homem for muito "rapida", a natureza não tem tempo para se ajustar a novos factores, sendo os resultados mais devastadores que a propria poluíção. Concordo que os Estados Unidos são grandes causadores de parte deste problema. A sua mania das grandezas faz-os andar com carros de grande Cilindrada, de grande volume o que faz que sejam mais consumidores de combustiveis, logo, mais poluídores. E no que diz respeito a prevenir, nada. Para ajudar, os paíse com economias em desenvolvimento, como China e India, que a maioria da energia é gerado por centrais termo-electricas, utilizão o carvão, são tambem poluídores da atmosfera; já para não falar no impacto que têm nas aguas, em que ha um envenenamento das aguas muito muito grave.
Perante isto, a unica coisa que querem mesmo para proteger o meio ambiente, é aluta que estes países fazem para travar o desbaste da amazonia...